terça-feira, 15 de novembro de 2016

Envolvimento parental é fundamental na Escola...

 


O Agrupamento de Escolas de Prado, através do GAAF (Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família) em colaboração com o CLDS 3 G de Vila Verde, dinamizou o workshop  “Eu ajudo-te a estudar”, no dia 14 de Novembro.



A pertinência do tema foi salientada pelo Diretor do Agrupamento, prof. José António Vieira Peixoto, na abertura desta sessão, mostrando a relevância do envolvimento dos pais no processo educativo dos seus filhos e a participação nas diversas atividades promovidas pela escola, como fatores promotores do sucesso que queremos para todos, reforçando que valores como a participação e a cooperação são alicerces da escola, das famílias e da comunidade.

Tendo por base o princípio da participação, foi com imensa satisfação e sentimento de conforto, perceber que os pais e os encarregados de educação estão “connosco”, nesta mui digna e desafiante tarefa de educar crianças e jovens, que o Agrupamento acolheu na escola sede mais de 60 pais e encarregados de educação que acederam ao convite do GAAF. 

 

Durante o workshop a Dr.ª Maria João, do CLDS 3 G de Vila Verde, partilhou estratégias e algumas ideias-chave, que poderão facilitar o acompanhamento e o reforço da importância do estudo, como parte integrante do contexto familiar. Reflectiu-se sobre a importância das rotinas, da eficácia das tarefas, do reforço positivo e da autonomia dos seus filhos.


Em conclusão, entendemos que os pais que estejam disponíveis para ajudar nas tarefas da escola sempre que possível, estarão a responder a dúvidas que possam surgir, mas fundamentalmente estão a demonstrar a importância dos estudos, e a valorização do seu filho(a). Esta relação simbiótica faz com que os nossos filhos se sintam valorizados, ao ver que os pais estão ali, ao seu lado.  Demonstrar interesse pelo que o filho aprende na escola, fazendo perguntas sobre como foi o seu dia-a-dia, o que de novo aprendeu e do que mais gostou, tem uma importância enorme para o desenvolvimento global dos nossos filhos.


Como refere Joyce Epstein  “a parceria escola-família é uma aliança formal e um acordo contratual no sentido de se trabalhar em direção e objetivos comuns e de partilhar os proveitos e benefícios do investimento mútuo.” 


 
Desejamos que momentos de reflexão como este se possam multiplicar no sentido de atingirmos uma aprimorada e coordenada  ação entre os 3 atores: escola, família e comunidade, que têm os mesmos objetivos relativamente às crianças e jovens, o seu desenvolvimento integral enquanto cidadão e sucesso académico e educativo.




GAAF







Sem comentários: