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Projeto Art’themis + já em ação na EB de Prado...



                    Jovens Protagonistas na Prevenção da Violência e na Igualdade de Género


A violência, nomeadamente a de género, e particularmente a doméstica, é reconhecida quer pelas instâncias nacionais e internacionais, quer pela investigação científica, como um grave problema social, um flagelo que põe em causa o cerne da vida em sociedade e a dignidade da pessoa humana. Pelas suas causas e consequências devastadoras, impede o progresso da justiça social, dos valores democráticos e do desenvolvimento sustentável implicando elevados custos económicos relativos a gastos orçamentais de organizações públicas e privadas, de instituições do Estado, pagos por toda a sociedade. 


Este grave problema encontra-se diretamente ligado à construção e atribuição de diferentes e desiguais papéis sociais de homens e mulheres, que resultam em assimetrias quanto a oportunidades, direitos e deveres. Ainda nesta linha de raciocínio, entendendo-se que a violência se aprende através dos processos de socialização de género, e na medida em que a cultura patriarcal tem vindo a promover os binómios mulher-afetividade versus homem-agressividade, encontramos pertinência pedagógica na desconstrução dos estereótipos e das práticas violentas e na promoção e produção de novas práticas sociais e novas atitudes assentes no respeito mútuo e na igualdade. Desta forma, a intervenção pedagógica precoce com crianças, adolescentes e jovens tem-se mostrado eficaz na promoção de uma comunicação assertiva e de atitudes de respeito, justiça e solidariedade.

Nos últimos anos temos vindo a assistir a uma mudança na forma de pensar a violência na escola, ou seja, tem vindo a ser analisada do ponto de vista em que a colocam como um problema educacional, seja pela sua emergência dentro da própria comunidade escolar – violência entre pares – seja pela consciência das relações que se estabelecem entre a violência na escola e o comportamento social. A escola pode assumir-se, pela sua missão, como um local privilegiado para a aprendizagem e implementação de uma cultura de paz, contribuindo para a igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres. Uma ação educativa precoce, com base num programa de prevenção primária, prevê resultados práticos na mudança de valores, comportamentos e atitudes.



Promover comportamentos que visem reduzir, ou mesmo erradicar, a violência de género e trabalhar a igualdade afigura-se como um processo educativo. O objetivo primordial visa a consciencialização e conscientização das crianças e dos/as jovens sobre a sua sociedade e cultura e empoderá-los/as para a participação como cidadão(s) e cidadã(s), envolvendo mudanças de comportamentos, condutas, sentimentos, valores, atitudes, experiências, discursos, práticas, representações e ações.  


O Art’themis+ Jovens Protagonistas na Prevenção da Violência e na Igualdade de Género é um projeto que a UMAR está a realizar em parceria e com a subvenção da Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade e da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG). Este projeto vem no seguimento do Art’themis que foi implementado entre dezembro de 2014 e agosto de 2016 nos distritos de Braga, Porto e Coimbra e estará agora em curso, entre setembro de 2016 e dezembro de 2017, nos distritos de Braga, Porto, Coimbra e Lisboa.

 

Assim, o trabalho de parceria entre a UMAR e o Agrupamento de Escolas de Prado consistirá na realização de um trabalho continuado de prevenção da violência e da promoção da igualdade de género, nesse contexto de educação, durante o ano letivo de 2016/2017.




Para a sua implementação, técnicas/os do projeto dinamizarão 15 sessões, em média, de 60 minutos, em cada uma das turmas selecionadas. Estas sessões terão sobretudo lugar no âmbito da disciplina de Formação Cívica, nas turmas do 5º A, 5º B, 5º C e 5º D que iniciaram este projeto e no horário livre em grupos de continuidade das turmas do 6º B e 9º C.

O programa dirigir-se-á às crianças e às/aos jovens, sendo desenvolvido, acompanhado e avaliado pela equipa deste projeto, pela direção do agrupamento, por docentes da escola, pelos/as encarregados/as de educação e pelo/a psicólogo/a da escola onde se tentará trabalhar as naturalizações e causas da violência nas diversas esferas da sociedade (casa, rua, escola, recreio, estádio...); os estereótipos, atitudes e comportamentos de violência; assim como as representações e expetativas que estão no cerne das relações de poder e das atitudes de violência.




 

Além dos objetivos específicos definidos para cada sessão, existem quatro grandes resultados que esperamos alcançar e que, articuladamente, poderão dar uma contribuição singular para o sucesso académico e educativo das crianças e das/os jovens, uma vez que promovem e potencializam o bem-estar e o sucesso educativo dos/as alunos/as e da escola:





1.     Consciencializar e conscientizar as crianças e as/os jovens das múltiplas relações de poder e de violência no seio das relações interpessoais;

2.          Identificar assuntos e comportamentos agressivos e provar que este são ineficazes no desenvolvimento de uma relação saudável;

3.          Mudar comportamentos no sentido em que as crianças e jovens encontrem estratégias e competências para interagir de forma mais assertiva sem recorrer à violência;

4.          Articular a problemática da violência nas suas múltiplas dimensões e variantes com as questões da realização da igualdade e dos direitos e com o reconhecimento da heterogeneidade social em todas as esferas da vida.



Este projeto tem como técnica responsável a psicóloga Tatiana Mendes, que ao longo de 15 sessões trabalhará de forma dinâmica e consistente com as turmas temas como os Direitos Humanos, a Violência, a Igualdade de género, a Justiça, etc…”construindo” ao longo do percurso uma manifestação artística sobre alguma das temáticas abordadas. 


 

No final do ano, tal como nos anos anteriores, os alunos participarão e apresentarão os seus trabalhos num Seminário final, a realizar no Porto e que contará com escolas representativas dos distritos do Porto, Braga e Coimbra.

          




  Equipa PES/GAAF                

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