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No poupar está o ganho - Programa de literacia financeira


A Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) "No Poupar Está o Ganho" visa combater o défice de literacia financeira e transmitir às crianças e jovens conhecimentos para o desenvolvimento de competências que lhes permitam, hoje e no futuro, a tomada de decisões financeiras informadas e responsáveis, contribuindo também para a melhoria do seu desempenho a nível escolar.

A IIES “No Poupar Está o Ganho” consubstancia-se num programa integrado, implementado em regime de continuidade, ao longo do ano letivo. Este programa disponibiliza a professoras/es e alunas/os todos os recursos educativos necessários à aprendizagem de conceitos, concretização de objetivos e definição de prioridades, capacitando-os e dando o apoio necessário à implementação desta temática em contexto escolar. O programa está adaptado aos vários ciclos de ensino e todos os conteúdos vão de encontro aos temas constantes do Referencial de Educação Financeira.

O projeto “No Poupar Está o Ganho”, iniciado em 2009/2010 é um projeto pioneiro, totalmente concebido de raiz pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda.

É um projeto de continuidade que reconhece a importância da formação financeira desde o ensino pré-escolar ao ensino básico e secundário. Nasceu de um projeto de investigação ação desenvolvido em colaboração com o Departamento de Museologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, cujo objetivo se centrou na investigação das reais necessidades das escolas da comunidade envolvente da Fundação e na resposta que o Museu poderia dar a essas necessidades sentidas, tendo como ponto de partida a identidade da sua coleção: o dinheiro. O finding desse projeto permitiu diagnosticar, não só a falta de dinheiro, mas também o défice de conhecimentos para o saber gerir.

A educação financeira é hoje reconhecida pelo Governo como uma estratégia prioritária.

O Ministério da Educação incluiu a educação financeira como um dos domínios da Educação para a Cidadania por considerar que a sua concretização no quadro do sistema educativo permite aos jovens a aquisição de conhecimentos e capacidades fundamentais para as decisões que, no futuro, terão que tomar sobre as suas finanças pessoais, além de se gerar um efeito multiplicador de informação e de formação junto das famílias.

A nível internacional, o World Economic Forum considera a literacia financeira como uma das cinco competências essenciais do/a aluno/a do século XXI (Report de março de 2016).

Efetivamente, no contexto atual de volatilidade económica e financeira, e de crescente complexidade na tomada de decisões quotidianas que requerem esta literacia, a capacitação neste domínio é um fator determinante para que os cidadãos, nomeadamente as crianças e jovens, assumam comportamentos financeiros responsáveis. Expectavelmente, estes terão impactos positivos na sua condição de vida presente e futura.

Este projeto vai ao encontro dos objetivos e temas definidos no Referencial de Educação Financeira promovido pelo Plano Nacional de Formação Financeira e pelo Ministério da Educação e Ciência, contribuindo de forma efetiva para a promoção da literacia financeira.

Tem crescido de ano para ano, de forma sustentada, contando com uma adesão cada vez maior por parte dos professores e dos alunos e ultrapassando sistematicamente todas as expetativas.

Nesta 11ºedição o Agrupamento de Escolas de Prado participará neste projeto com 2 turmas do 3ºano da EB1 de Prado

A turma 6 da Profª Rosa Faria e a turma 7 da profª Raquel Macedo .


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