Avançar para o conteúdo principal

Ecos do Agrupamento na imprensa regional...

CERVÃES: Escola Básica recebeu oficina intergeracional promovida pelo CLDS

A EB1 de Cervães recebeu, esta segunda-feira, a segunda oficina intergeracional organizada pelo CLDS-3G Vila Verde, em parceria com o Centro Social e Paroquial de Cervães e pelo Agrupamento de Escolas de Prado, que juntou seis idosos e 77 crianças.
«Os idosos, com a sua vasta experiência e sabedoria, mostraram às crianças algumas ferramentas e técnicas utilizadas nos ofícios que fizeram parte das suas vidas pessoais e profissionais», explica a organização.

Segundo os responsáveis do CLDS-3G Vila Verde, «as crianças puderam observar o processo da poda, do enxerto, bem como a construção de uma trança/cabo cebolas e actividades de olaria e de carpintaria».

No sentido de cimentar as aprendizagens, a escola dinamizou uma pequena exposição alusiva às profissões. No final houve um convívio, com o objectivo de estreitar os laços entre todos os participantes.

 


EB 2,3 de Prado recebeu workshop para ensinar os pais a ajudar os filhos no estudo

A EB 2,3 de Prado acolheu, esta terça-feira, a terceira edição do workshop “Como estudar: estratégias para pais”, destinado a encarregados de educação sobre estratégias e métodos de apoio ao estudo.
As causas do insucesso escolar, o papel dos pais e das mães e a importância da organização e de rotinas foram alguns dos temas em destaque.
A sessão contou com um número aproximado de 70 encarregados de educação, que saíram do workshop com um maior conhecimento de algumas estratégias mais eficazes no acompanhamento e no apoio ao estudo dos filhos.



Redacção
ovilaverdense 16 Nov

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género