Avançar para o conteúdo principal

IGUALDADE DO GÉNERO - Município de Vila Verde participou no I Seminário do Projeto Art`themis


Imprimir e-mail
dsc05881.jpgNo âmbito do Plano Municipal para a Igualdade de Género o Município de Vila Verde foi convidado a participar na sessão de abertura do I Seminário do Projeto Art`themis, que se realizou ontem, dia 1 de junho, no Grande Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). A participação de Vila Verde neste seminário consistiu apresentação de peças de teatro, músicas, danças, filmes e videos criados pelos alunos de três turmas da Escola EB 2 e 3 de Prado.
 
De referir que a participação de Vila Verde neste evento deve-se ao facto de o Município ter  desenvolvido um trabalho de referência na área da Igualddae do Género tendo, por esse motivo,  sido convidado para este evento.

O Art’themis é um projeto subvencionado para a prevenção primária da violência que a UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta) está a desenvolver com a parceria da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e da Secretaria de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade. Tem como objetivo sensibilizar, consciencializar e conscientizar os/as jovens sobre a violência de género, particularmente a violência entre pares, no namoro e doméstica.

Neste ano letivo de 2014/2015, está a ser implementado em escolas de Coimbra, Porto, Matosinhos, Braga, Barcelos e Vila Verde, dando resposta às necessidades da comunidade escolar no que respeita às questões da violência, através da dinamização de sessões gratuitas com turmas do ensino básico e secundário, ações de sensibilização, formação de docentes e organização de eventos para a comunidade escolar, as famílias e sociedade civil.

De entre as várias especificidades do Projeto Art’themis, ressalta o objetivo fulcral de envolver ativamente os/as jovens que nele participam, de forma a que se tornem autênticos/as “Protagonistas da Mudança” para a prevenção da Violência de Género nas escolas, com base na Promoção dos Direitos Humanos e da Igualdade de Género. A intenção da equipa responsável pelo Projeto e da UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta) é apresentar o Produto Final das ações desenvolvidades e do trabalho participativo dos/das alunos/as envolvidos/as num Seminário Final, que é, simultaneamente, o reflexo do Projeto implementado e um momento festivo de partilha, reflexão, convívio e debate entre as várias escolas participantes.

A realização do I Seminário do Projeto Art`themis teve por objetivos:  • Proporcionar um espaço de debate e reflexão sobre as estratégias e boas práticas nas escolas; • Partilha de ideias e experiências pedagógicas sobre a prevenção da violência nas escolas; • Empoderar através da criação e apresentação de um produto artístico dos e das jovens, para a participação ativa e a sua constituição como protagonistas das suas próprias mudanças em torno da Igualdade de Género e da Promoção de Direitos Humanos; • Contribuir para o diálogo entre saberes académicos e saberes práticos de intervenção no terreno. Que se enquadram nos objetivos do Art’themis, que recordamos, e que têm presidido a este Projeto: • Aumentar a sensibilidade dos/as jovens para o Respeito pela Diferença e pela Igualdade de Oportunidades; • Empoderar jovens protagonistas pela Prevenção da Violência; • Contribuir para a tomada de consciência quanto aos temas desenvolvidos; • Capacitar na recusa efectiva da violência como forma de relacionamento entre géneros sensibilizando para novos comportamentos; • Desenvolver com os/as jovens valores, atitudes e princípios saudáveis, no sentido de os capacitar a construir relações afectivas, de amizade e de trabalho assentes na paz e no respeito por si mesmos/as e pelos/as outros/as; • Promover condições para uma maior sustentabilidade para as mudanças conceptuais/discursivas, comportamentais e atitudinais dos/as jovens. • Aumentar o conhecimento sobre o fenómeno da violência no namoro, as representações sociais acerca dos relacionamentos e dos tipos de violência; • Criar uma rede de docentes para ampliarem a tomada de consciência acerca de como as questões da violência doméstica vêm para o interior da escola e construírem uma pedagogia da igualdade e da prevenção da violência na escola. 
 
Site da Câmara Municipal de Vila Verde 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género