O projeto Art’themis, no 3º período, contou com algumas sessões nas quais se abordou o tema da violência e, em particular, a violência de género, a violência no namoro e a violência entre pares. Para tal, foram realizadas dinâmicas e discussões sobre os mesmos, a partir da exposição de conteúdos relevantes.
Como previsto, reservaram-se as últimas sessões para a elaboração do produto artístico que foi apresentado no I Encontro Art’themis: Caminhos de um Currículo de Prevenção, no dia 1 de junho, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e posteriormente no dia 11 de junho, na nossa própria escola.
Com o objetivo de reforçar o carácter protagonista na mudança de atitudes e comportamentos, as alunas e os alunos do 7ºB escolheram os direitos das mulheres e discutiram qual a ferramenta artística para trabalhar os mesmos.
Assim, foi construída uma performance teatral e que representa um tribunal onde se questiona o porquê de ainda falarmos nos direitos das mulheres, apontando para a violação desses direitos e a existência de desigualdades de género na atualidade.
Com o objetivo de reforçar o carácter protagonista na mudança de atitudes e comportamentos, as alunas e os alunos do 7º C escolheram o tema da violência, e discutiram qual a ferramenta artística para trabalhar o mesmo.
Assim, foi construída uma performance, aliando a expressão corporal e o teatro, representando as consequências da violência, condenando-a e revelando a importância de nos unirmos contra a violência. Para tal, usamos duas músicas, previamente autorizadas pela sua autora, a Capicua.
Com o objetivo de reforçar o caráter protagonista na mudança de atitudes e comportamentos, as alunas e os alunos do 7ºA escolheram os temas da desigualdade e da violência, e discutiram qual a ferramenta artística para trabalhar os mesmos.
O interesse demonstrado em trabalhar estes temas surgiu de um problema, anteriormente colocado pela turma, e que estava relacionado com o facto das jovens e dos jovens não poderem usufruir plenamente de certos equipamentos na escola, nomeadamente a mesa de pingue pongue, havendo alguns episódios de violência. Sendo um problema que veio das suas próprias experiências, foi-lhes proposto usar o Teatro da/o Oprimida/o para debater as desigualdades de género e a violência no contexto escolar e, através da discussão, tentar chegar a modos alternativos de agir e pensar.
Assim, foi construído o teatro fórum “Pingue pongue” com base nas suas histórias pessoais para apresentar na própria escola, para discutir com outras/os jovens estas questões.
Depois da apresentação inicial foram propostas soluções alternativas para a resolução dos problemas verificados , propostas essas que foram analisadas e debatidas pela assembleia.
A sessão terminou com um momento de reflexão e de avaliação por parte de todos os intervenientes.
Pela vontade revelada em prosseguir, pela avaliação muito positiva tida
no I Encontro Art’themis e a necessidade de consolidar diferentes
conceitos e aprendizagens, será fundamental dar continuidade ao projeto,
podendo desta forma aprofundar os temas e integra-los nas suas atitudes
e nas suas ações, na procura de uma sociedade mais justa e mais
igualitária.
É de se notar que, para uma melhor integração de conceitos e uma
aprendizagem mais efetiva, esperaríamos que os temas pudessem ser
abordados de modo transversal, envolvendo as diferentes disciplinas e
professores e professoras, aspecto que deverá ser algo a trabalhar no
futuro.
No futuro estes produtos artísticos deverão ser utilizados com o Art'Themis junto da comunidade escolar, para fins educativos.
Tatiana Mendes e Isabel Macedo
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