Avançar para o conteúdo principal

O Projeto Art'Themis mostra-se na nossa escola...

O projeto Art’themis, no 3º período, contou com algumas sessões nas quais se abordou o tema da violência e, em particular, a violência de género, a violência no namoro e a violência entre pares. Para tal, foram realizadas dinâmicas e discussões sobre os mesmos, a partir da exposição de conteúdos relevantes.


Como previsto, reservaram-se as últimas sessões para a elaboração do produto artístico que foi  apresentado no I Encontro Art’themis: Caminhos de um Currículo de Prevenção, no dia 1 de junho, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e posteriormente  no dia 11 de junho, na nossa  própria escola. 
 
Com o objetivo de reforçar o carácter protagonista na mudança de atitudes e comportamentos, as alunas e os alunos do 7ºB escolheram os direitos das mulheres e discutiram qual a ferramenta artística para trabalhar os mesmos.

 Assim, foi construída uma performance teatral e que representa um tribunal onde se questiona o porquê de ainda falarmos nos direitos das mulheres, apontando para a violação desses direitos e a existência de desigualdades de género na atualidade.
 Com o objetivo de reforçar o carácter protagonista na mudança de atitudes e comportamentos, as alunas e os alunos do 7º C escolheram o tema da violência, e discutiram qual a ferramenta artística para trabalhar o mesmo.

Assim, foi construída uma performance, aliando a expressão corporal e o teatro, representando as consequências da violência, condenando-a e revelando a importância de nos unirmos contra a violência. Para tal, usamos duas músicas, previamente autorizadas pela sua autora, a Capicua.
Com o objetivo de reforçar o caráter protagonista na mudança de atitudes e comportamentos, as alunas e os alunos do 7ºA escolheram os temas da desigualdade e da violência, e discutiram qual a ferramenta artística para trabalhar os mesmos.
O interesse demonstrado em trabalhar estes temas surgiu de um problema, anteriormente colocado pela turma, e que estava relacionado com o facto das jovens e dos jovens não poderem usufruir plenamente de certos equipamentos na escola, nomeadamente a mesa de pingue pongue, havendo alguns episódios de violência. Sendo um problema que veio das suas próprias experiências, foi-lhes proposto usar o Teatro da/o Oprimida/o para debater as desigualdades de género e a violência no contexto escolar e, através da discussão, tentar chegar a modos alternativos de agir e pensar. 
Assim, foi construído o teatro fórum “Pingue pongue” com base nas suas histórias pessoais para apresentar  na  própria escola, para discutir com outras/os jovens estas questões. 
Depois da apresentação inicial foram propostas soluções alternativas para a resolução dos problemas verificados , propostas essas que foram analisadas e debatidas pela assembleia.




A sessão terminou com um momento de reflexão e de avaliação por parte de todos os intervenientes.
Pela vontade revelada em prosseguir, pela  avaliação muito positiva tida no I Encontro Art’themis e a necessidade de consolidar diferentes conceitos e aprendizagens, será fundamental dar continuidade ao projeto, podendo desta forma aprofundar os temas e integra-los nas suas atitudes e nas suas ações, na procura de uma sociedade mais justa e mais igualitária.

É de se notar que, para uma melhor integração de conceitos e uma aprendizagem mais efetiva, esperaríamos que os temas pudessem ser abordados de modo transversal, envolvendo as diferentes disciplinas e professores e professoras, aspecto que  deverá ser algo a trabalhar no futuro.
No futuro estes produtos artísticos deverão ser utilizados com o Art'Themis junto da comunidade escolar, para fins educativos.
Tatiana Mendes e Isabel Macedo 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género