Avançar para o conteúdo principal

I Encontro Art'Themis : Caminhos de um currículo de prevenção


Envolvidos nesta atividade estiveram 47 alunos do 7ºano (9 da turma A, 19 da turma B e 19 da turma C) que foram acompanhados e enquadrados pela profª Isabel Macedo (GAAF/Equipa PES).
 


Durante a manhã foram apresentados dois painéis com a demonstração de atividades/performances realizadas pelos alunos das várias escolas envolvidas, fruto do seu trabalho com as técnicas da UMAR, intercalados com “mesas” de reflexão constituídas por investigadoras, docentes universitárias e ativistas que comentaram as várias apresentações dando-lhes o necessário enquadramento teórico e conceptual. 


Durante a manhã estiveram presentes alunos das escolas EB de Leça da Palmeira, Maria Manuela de Sá, Cabreiros e Prado, bem com as secundárias Carlos Amarante, Abel Salazar e Carolina Michaelis. De tarde, o Painel III integrou as EB Inês de Castro e Augusto Gil e ainda  a Secundária D. Duarte.
Foi um tempo destinado a falar de Saúde e de Direitos… uma oportunidade de ver a igualdade acontecer…

Na mesa de abertura esteve também representada a Câmara Municipal  de Vila Verde, através da responsável da ação social, Drª Alexandrina Cerqueira . A CMVV colaborou com este projeto da UMAR e disponibilizou-nos o necessário transporte para a jornada de hoje.

Através de várias “ferramentas” artísticas ( teatro, vídeo, música, dança, pintura) falou-se muito da importância do NÃO  e do treino da assertividade, bem como da necessidade de encarar os jovens alunos como “agentes de mudança”, defensores da igualdade e a escola como catalisadora de denúncia e de intervenção em assuntos relacionados com a violência  ( de género, no namoro, bullying, ciberbullying,  etc). Foi feito um forte apelo á amizade, solidariedade e respeito por todos, usando a arte como instrumento para a necessária mudança.

Dos trabalhos apresentados, todos com uma qualidade muito apreciável, gostamos muito dos apresentados por duas turmas do 5ºano de Cabreiros, “Vamos pintar a Liberdade” e “o Eclipse” , que de uma forma muito criativa com uma singela animação, colocaram o Sol e a Lua em confronto… São pequenos alunos, mas grandes artistas…



Relativamente aos trabalhos da nossa escola, o 7º A apresentou o projeto de teatro-debate sobre  a Violência na Escola e a desigualdade de Género e de Oportunidades, retratando a escola como um espaço onde existe muita violência e desrespeito entre pares. 








 



Estes alunos levarão ao palco esta peça  no próximo dia 11 , cá na escola, seguida da necessária reflexão, debate e procura de soluções …











O 7ºB resumiu muito bem numa “cena de tribunal” as questões associadas à desigualdade de género e de oportunidades, numa apresentação cheia de ritmo e na qual os atores demonstraram um imenso á vontade e muito ensaio.




Finalmente, o 7ºC, coreografou uma música da Capicua que, nas próprias palavras da autora, aborda o assunto da violência do seguinte modo:   “A medusa, uma divindade aquática que foi violada e como castigo da sua própria violação, porque supostamente foi ela a culpada, Minerva transforma-a em monstro. Passou a ser a mulher mais feia do mundo e todos os homens que olham para ela transformam-se em pedra. Acho esta história muito forte porque simboliza a culpabilização da vítima e nós fazemos isso diariamente em muitas situações, desde a violência doméstica até outras questões como o ‘cyberbullying, a pressão que as mulheres sofrem para cumprirem um ‘standard’ de beleza, caso contrário mais vale esconderem-se em casa, a censura à liberdade sexual das mulheres… São tantos os casos em que a vítima da opressão está a ser culpabilizada que achei a medusa um bom mote para falar sobre estas diversas formas de violência.”

Finalizaram com um apelo: Diz não à Violência...


Foram 3 perfomances que revelam muito trabalho, muito ensaio, que denunciam o facto de terem pensado muito e refletido sobre estes temas com a Tatiana Mendes, Técnica da UMAR que os acompanhou neste processo de crescimento pessoal e a quem os alunos, no final, fizeram questão de agradecer no palco o envolvimento, a atenção e o carinho com que foram presenteados.
 



Aqui fica o registo em imagens...
Um lanchinho para retemperar forças...
Nervosos, ainda antes das atuações... e "faladores" também...

As representantes da autarquia, Drª Alexandrina Cerqueira e Drª Dora Barros, da Ação Social da CMVV.

7º A em ação ...



Uma ideia do auditório ...tanto público interessado...
Estamos em tribunal, com o 7ºB...

Os trabalhos de Cabreiros...





E o 7ºC chegou...


Poderemos rever todos estes momentos artisticos na nossa escola, no próximo dia 11 de junho, às 10 h , no Polivalente. 
Convidamos especialmente os pais e docentes dos alunos envolvidos diretamente, para que possam conhecer melhor o trabalho desenvolvido e as aprendizagens realizadas...

Este foi o momento de agradecimento à Tatiana, num gesto genuino de gratidão e apreço e que os alunos quiseram ver reconhecido por todos os presentes na sala.
E estávamos prontos para regressar...

Mais "ricos",  mais informados, mais experientes, capazes de contribuir, por pouco que seja , para um Mundo melhor...



Ser grande é sermos do tamanho dos nossos sonhos…



GAAF / PES

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género