Avançar para o conteúdo principal

"O Vilaverdense" 2 de junho



VILA DE PRADO: Alunos da EB 2-3 participaram no I Encontro ART’THEMIS


«Hoje, de manhã, bem cedinho, rumamos ao Porto para participar no I Encontro ART’THEMIS, que se realizou no Grande Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e que tinha como lema " Caminhos num currículo de prevenção". Uma forma diferente de festejar o dia da criança». É deste modo que a Coordenadora da Educação para a Saúde do Agrupamento de Escolas de Prado, Isabel Macedo, inicia o “relato” da participação de 47 alunos do 7ºano (9 da turma A, 19 da turma B e 19 da turma C) daquele espaço de ensino na referida actividade, em nota enviada à nossa redacção.

«Durante a manhã, foram apresentados dois painéis, com a demonstração de atividades/performances realizadas pelos alunos das várias escolas envolvidas, fruto do seu trabalho com as técnicas da UMAR, intercalados com “mesas” de reflexão constituídas por investigadoras, docentes universitárias e ativistas que comentaram as várias apresentações dando-lhes o necessário enquadramento teórico e conceptual», conta. Acrescenta que «estiveram presentes alunos das escolas EB de Leça da Palmeira, Maria Manuela de Sá, Cabreiros e Prado, bem com as secundárias Carlos Amarante, Abel Salazar e Carolina Michaelis. De tarde, o Painel III integrou as EB Inês de Castro e Augusto Gil e ainda a Secundária D. Duarte».

Aquela responsável assinala a presença, na mesa de abertura, a representante da Câmara Municipal de Vila Verde, Alexandrina Cerqueira, que colaborou com o projecto da UMAR.

TRABALHOS DOS ALUNOS DE PRADO

De acordo com Isabel Macedo, o 7º A apresentou o projeto de teatro-debate sobre a Violência na Escola e a desigualdade de Género e de Oportunidades, «retratando a escola como um espaço onde existe muita violência e desrespeito entre pares. Estes alunos levarão ao palco esta peça, no próximo dia 11, cá na escola, seguida da necessária reflexão, debate e procura de soluções».

Em relação ao 7ºB, «resumiu muito bem numa “cena de tribunal” as questões associadas à desigualdade de género e de oportunidades, numa apresentação cheia de ritmo e na qual os atores demonstraram um imenso á vontade e muito ensaio».

Por fim, o 7ºC coreografou uma música da Capicua «que, nas próprias palavras da autora, aborda o assunto da violência do seguinte modo: “A medusa, uma divindade aquática que foi violada e como castigo da sua própria violação, porque supostamente foi ela a culpada, Minerva transforma-a em monstro. Passou a ser a mulher mais feia do mundo e todos os homens que olham para ela transformam-se em pedra. Acho esta história muito forte porque simboliza a culpabilização da vítima e nós fazemos isso diariamente em muitas situações, desde a violência doméstica até outras questões como o ‘cyberbullying, a pressão que as mulheres sofrem para cumprirem um ‘standard’ de beleza, caso contrário mais vale esconderem-se em casa, a censura à liberdade sexual das mulheres… São tantos os casos em que a vítima da opressão está a ser culpabilizada que achei a medusa um bom mote para falar sobre estas diversas formas de violência”».

Para a responsável pela coordenação dos projectos, «foram 3 perfomances que revelam muito trabalho, muito ensaio, que denunciaram o facto de terem pensado muito e refletido sobre estes temas com a Tatiana Mendes, Técnica da UMAR que os acompanhou neste processo de crescimento pessoal e a quem os alunos, no final, fizeram questão de agradecer no palco o envolvimento, a atenção e o carinho com que foram presenteados. Foram 6 meses de trabalho intenso mas valioso, que desejamos, perdure na memória, nos corações e nas ações destes jovens alunos».

2 de junho de 2015

Comentários

Mensagens populares deste blogue

JI de Cabanelas - Sala 1

Algumas atividades feitas pelas crianças da sala do jardim de infância de Cabanelas da sala 1.                           A educadora                          Liliana Mota  Parabéns aos jovens artistas ...

SEMANA DA SAÚDE / 2024

  O AE de Prado realizou a SEMANA DA SAÚDE /2024 , que teve como  objetivo a realização de variadas atividades com algumas entidades parceiras e a apresentação dos trabalhos efetuados pelos alunos com a temática da Saúde. Relembramos que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de "saúde", é mais do que ausência de doença, representa uma situação de completo bem-estar físico, psíquico e social. Inclui também a adequação do sujeito individual ao meio em que está inserido. Durante a Semana da Saúde, promovida pela equipa PES/GAAF,  foram realizadas as seguintes atividades: Teatro “ Já sei ligar ao 112” - pela   Equipa da Saúde Escolar para o pré-escolar (Cabanelas). A saltar e a brincar da saúde estamos a cuidar - aula de motricidade no JI de Prado com a profª Mª João Costa  Unidade de Saúde dos Bonecos com equipa da   Saúde Escolar   ( JI de Cervães e JI de Oleiros) Aula de yoga com docente Maribel Loureiro ...

No poupar está o ganho - Programa de literacia financeira

A Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES)  "No Poupar Está o Ganho"  visa combater o défice de literacia financeira e transmitir às crianças e jovens conhecimentos para o desenvolvimento de competências que lhes permitam, hoje e no futuro, a tomada de decisões financeiras informadas e responsáveis, contribuindo também para a melhoria do seu desempenho a nível escolar. A IIES “No Poupar Está o Ganho” consubstancia-se num programa integrado, implementado em regime de continuidade, ao longo do ano letivo. Este programa disponibiliza a professoras/es e alunas/os todos os recursos educativos necessários à aprendizagem de conceitos, concretização de objetivos e definição de prioridades, capacitando-os e dando o apoio necessário à implementação desta temática em contexto escolar. O programa está adaptado aos vários ciclos de ensino e todos os conteúdos vão de encontro aos temas constantes do Referencial de Educação Financeira. O projeto “No Poupar Está o Ganho”, inic...