Avançar para o conteúdo principal

"O Vilaverdense" 2 de junho



VILA DE PRADO: Alunos da EB 2-3 participaram no I Encontro ART’THEMIS


«Hoje, de manhã, bem cedinho, rumamos ao Porto para participar no I Encontro ART’THEMIS, que se realizou no Grande Auditório da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e que tinha como lema " Caminhos num currículo de prevenção". Uma forma diferente de festejar o dia da criança». É deste modo que a Coordenadora da Educação para a Saúde do Agrupamento de Escolas de Prado, Isabel Macedo, inicia o “relato” da participação de 47 alunos do 7ºano (9 da turma A, 19 da turma B e 19 da turma C) daquele espaço de ensino na referida actividade, em nota enviada à nossa redacção.

«Durante a manhã, foram apresentados dois painéis, com a demonstração de atividades/performances realizadas pelos alunos das várias escolas envolvidas, fruto do seu trabalho com as técnicas da UMAR, intercalados com “mesas” de reflexão constituídas por investigadoras, docentes universitárias e ativistas que comentaram as várias apresentações dando-lhes o necessário enquadramento teórico e conceptual», conta. Acrescenta que «estiveram presentes alunos das escolas EB de Leça da Palmeira, Maria Manuela de Sá, Cabreiros e Prado, bem com as secundárias Carlos Amarante, Abel Salazar e Carolina Michaelis. De tarde, o Painel III integrou as EB Inês de Castro e Augusto Gil e ainda a Secundária D. Duarte».

Aquela responsável assinala a presença, na mesa de abertura, a representante da Câmara Municipal de Vila Verde, Alexandrina Cerqueira, que colaborou com o projecto da UMAR.

TRABALHOS DOS ALUNOS DE PRADO

De acordo com Isabel Macedo, o 7º A apresentou o projeto de teatro-debate sobre a Violência na Escola e a desigualdade de Género e de Oportunidades, «retratando a escola como um espaço onde existe muita violência e desrespeito entre pares. Estes alunos levarão ao palco esta peça, no próximo dia 11, cá na escola, seguida da necessária reflexão, debate e procura de soluções».

Em relação ao 7ºB, «resumiu muito bem numa “cena de tribunal” as questões associadas à desigualdade de género e de oportunidades, numa apresentação cheia de ritmo e na qual os atores demonstraram um imenso á vontade e muito ensaio».

Por fim, o 7ºC coreografou uma música da Capicua «que, nas próprias palavras da autora, aborda o assunto da violência do seguinte modo: “A medusa, uma divindade aquática que foi violada e como castigo da sua própria violação, porque supostamente foi ela a culpada, Minerva transforma-a em monstro. Passou a ser a mulher mais feia do mundo e todos os homens que olham para ela transformam-se em pedra. Acho esta história muito forte porque simboliza a culpabilização da vítima e nós fazemos isso diariamente em muitas situações, desde a violência doméstica até outras questões como o ‘cyberbullying, a pressão que as mulheres sofrem para cumprirem um ‘standard’ de beleza, caso contrário mais vale esconderem-se em casa, a censura à liberdade sexual das mulheres… São tantos os casos em que a vítima da opressão está a ser culpabilizada que achei a medusa um bom mote para falar sobre estas diversas formas de violência”».

Para a responsável pela coordenação dos projectos, «foram 3 perfomances que revelam muito trabalho, muito ensaio, que denunciaram o facto de terem pensado muito e refletido sobre estes temas com a Tatiana Mendes, Técnica da UMAR que os acompanhou neste processo de crescimento pessoal e a quem os alunos, no final, fizeram questão de agradecer no palco o envolvimento, a atenção e o carinho com que foram presenteados. Foram 6 meses de trabalho intenso mas valioso, que desejamos, perdure na memória, nos corações e nas ações destes jovens alunos».

2 de junho de 2015

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género