Avançar para o conteúdo principal

PASSE RUA na EB 2/3 de PRADO

Passe Rua decorreu no passado dia 1 de Março (5ªfeira), durante todo o dia no Pavilhão da EB 2/3 de Prado e  teve a participação em grande grupo dos alunos dos Jardins de Infância e de algumas EB1 do Agrupamento (mais de 450 alunos).

Esta foi a Equipa de montagem, madrugadora,  que entre as 7.30 h da manhã e as 9       prepararam todo o "Cenário" e o material necessário para os jogos.


O Passe Rua é constituído por um conjunto de atividades lúdicas inerentes ao programa PASSE (1ºCiclo) ou PASSEzinho (JI), que é um programa sobre Educação Alimentar.




Os objectivos foram o de ajudar os mais pequenos a serem capazes de respeitar normas de organização e de convivência social, melhor as suas competências no que diz respeito a  expressar escolhas e tomar decisões, demonstrando e aplicando conhecimentos adquiridos no âmbito do programa PASSE e PASSEzinho.


Participaram todos os JI do Agrupamento, pois esta actividade foi proposta pelo Departamento do Pré-Escolar e ainda as EB1 de Francelos; do Bom-Sucesso, de Cervães de Cabanelas e da Vila.


Previamente, no dia 27 de Fevereiro,  foi realizada uma reunião com todos os docentes envolvidos, as enfermeiras Cristina e Isabel e a equipa PES, no sentido de organizar os grupos de alunos, estabelecer horários para as actividades, distribuir tarefas como a montagem e desmontagem de todo o material,  e apesar de ser a 1ª vez que esta actividade foi realizada neste Agrupamento, tudo foi de tal forma bem planeado, que correu muito bem...
 
Na organização logística da actividade e na sua dinamização, isto é, "no terreno"  esteve a Equipa PES, os professores de Educação Física da EB 2/3 e equipa de saúde escolar/coordenadora  da UCC Vila Verde respectivamente Enf. Isabel Costa e Enf. Manuela Azevedo. Contamos ainda  com a colaboração da Enf. Alice da USP e da enfermeiras Vânia e Marisa de Terras de Bouro.
Ficou bem demonstrado como a Saúde e a Educação podem trabalhar bem em conjunto, no interesse da população mais jovem.


Foram 5 os jogos realizados e em cada um deles era carimbado o passaporte dos alunos, comprovando a  sua passagem e participação nesse jogo.
  • Passas tu ou passo eu
  • Se eu escapasse ao intruso
  • À roda do PASSE
  • Em que refeição estamos, senhor Passe?
  • Roleta dos Alimentos                                                        
Para finalizar em beleza a actividade , cada um dos participantes recebeu um miminho, um yogurte e regressaram às suas escolas com os seus passaportes carimbados e a lembrança de um dia bem passado, onde "quase" a  brincar , aprenderam muito...




Para que esta actividade fosse possível e se traduzisse no êxito que foi, , temos que agradecer a colaboração das enfermeiras da UCC de Vila Verde, dos professores de Educação Física que nesse dia substituíram as suas aulas por esta actividade, a todas as docentes presentes com os seus alunos, às Assistentes Operacionais que os acompanharam, bem como aos de "serviço" no Pavilhão e ainda ao Centro Comunitário da Cruz Vermelha, ao Clube Náutico de Prado,  à Associação de Pais e EE de Cabanelas e à Direcção deste Agrupamento que organizou e "subsidiou" toda  a logística relativa ao transporte dos alunos.



Foi tal o sucesso que já só dizemos...para o ano queremos mais...


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género