Avançar para o conteúdo principal

Jogos de água para uns alunos muito especiais...


Integrado nas atividades do Desporto Escolar (grupo /equipa de Natação NEE) convidamos para participarem nos Jogos de água a realizar na Piscina Municipal de Prado,   entre as 11 e as 12.30 horas do dia 19 de Março (2ªfeira) as escolas EB 2/3 de Montelongo (Fafe) e  Júlio Brandão (Vila Nova de Famalicão) que,  tal como nós, dinamizam actividades de natação para alunos NEE, e a EB 2/3 de Lamaçães, escola com quem temos estabelecido várias parecerias ao longo dos últimos anos.
Infelizmente só pudemos contar com a participação dos nossos 6 alunos e os 13 da EB 2/3 de Lamaçães e o que procuramos fazer foi tentar adaptar as situações lúdicas propostas às necessidades e competências dos alunos.
Os alunos realizaram também 3 jogos, um em que iam a meio da   piscina buscar peças para construir uma casa, um outro em que tinham que passar por baixo de um colchão e mergulhar em busca de pedras preciosas para aumentarem o seu tesouro e uma outra em que, atravessando a piscina à largura o mais rapidamente possível iam tentar buscar uma peça colorida, procurando obter uma de oiro (amarela) .
Na parte final da actividade "mais formal", o lema foi relaxar, brincar, aproveitar a boa companhia uns dos outros, o material apelativo e a piscina só por sua conta e, juntamente com os professores e AO que os acompanharam e enquadraram, aproveitar o momento "ao máximo".
No final foi fornecido um pequeno reforço alimentar para  recuperar as energias despendidas e ficou a promessa de, logo que possível, repetirmos...
  


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género