Avançar para o conteúdo principal

Mente sã em corpo são


Como ponto culminante de uma temática desenvolvida em todos os módulos de formação sobre a alimentação, saúde física e mental, vão as turmas do curso efa B3B e B3C dinamizar a actividade Mente sã em corpo são, com a colaboração da mediadora Paula Sousa, da equipa de formação adjacente, da coordenadora da Educação para a Saúde, Isabel Macedo e da direcção da escola, no próximo dia 20 de março de 2012 entre as 20h e as 24h na Escola E.B.2,3 de Prado.
Na senda dos objetivos infra, desenvolver-se-ão actividades que consolidarão aprendizagens, abrirão caminhos de reflexão e incitarão à mudança de práticas e comportamentos, no âmbito da saúde física e mental.
Objetivos:
-Educar para a saúde física e mental;
-Interiorização de boas práticas na área alimentar e de comportamentos saudáveis;
-Despertar para a mudança de hábitos.
Programa
20h—Receção aos cursos efa e embelezamento de mesas pelas turmas B3B e B3C
20h: 15m—Preleção sobre alimentação—Drª. Manuela Melo– docente  da  Escola Superior de Enfermagem da Universidade do  Minho
21h:05m— Degustação de alimentos saudáveis (sopa, saladas, sobremesas)
Medição IMC  (índice de massa corporal) – Professora Anabela Faria
21h: 40 m—Caminhada de 45 minutos  pela Vila de Prado
22h: 20 m—Chá
22h: 35m – Preleção  sobre estilos de vida  e responsabilização pessoal pela Saúde Mental —Drª Ermelinda  Macedo, docente  da  Escola Superior de Enfermagem da Universidade do  Minho
Local-Polivalente escola E.B.2,3 de Prado


 Profª Elvira Camarinha

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género