Avançar para o conteúdo principal

Expressar as Diferenças


Desde os primórdios do universo que a diferença está presente mas, sempre em contacto com si mesma. Em cada dia estamos expostos a um conjunto de estímulos muito diferentes e todos os dias estamos, também, diferentes. Até a nossa escola está diferente! Na entrada, no campo de jogos, nos corredores ou na sala de aula! Para onde quer que olhemos deparamo-nos com a Diferença.

No dia 17 de fevereiro a nossa escola ficou diferente e em todas as salas pudemos ver a diferença diferente do dia-a-dia. Neste dia, salientámos as diversas atividades realizadas pelos Serviços Especializados de Apoio Educativo com o slogan “Expressar as Diferenças”.
 Contámos com a honrosa presença do Agrupamento de Escolas de Referência na Educação Bilingue de alunos Surdos (Agrupamento de Escolas de Lamaçães), que nos prendou com a presença da coordenadora Luísa Campos, dois alunos e dois formadores bilingues e uma Intérprete de Língua Gestual Portuguesa (L.G.P).

Foi nosso objetivo sensibilizar a comunidade escolar a partir de exemplos de integração social de pessoas com (i)limitações resultantes das suas diferenças. Com a exposição de materiais adaptados, grande parte deles elaborados pelas docentes de educação especial, as atividades foram diversificadas e centradas essencialmente na comunicação como uma expressão artística, dando especial ênfase ao movimento, à destreza e ao comportamento corporal Assim, podemos transpor barreiras e dificuldades comunicativas mais concretamente na atividade da linguagem falada.
Desta forma, pudemos refletir, aprender, partilhar experiências e conhecimentos numa perspetiva transdisciplinar entre profissionais com diferentes formações e, porque desde os primórdios da humanidade que o homo sapiens sempre se comunicou, hodiernamente, o bilinguismo educativo deixou para trás uma visão nitidamente clínico-terapêutica, então a surdez passou a ser encarada numa perspetiva antropológica e social, por isso, demos a conhecer e ensinámos uma nova forma comunicativa, a Língua Gestual Portuguesa (LGP).
Desde a apresentação de uma anedota em LGP ao ensino do alfabeto, das cores, dos meses do ano, bem como, de algumas palavras utilizadas no dia-a-dia, com este método de comunicação perfeitamente natural e, porque a necessidade comunicativa também é natural, a vida sorri sempre que falamos com alguém.


No final, ainda houve um tempinho para o lazer ao sabor da variada doçaria elaborada pelos nossos alunos do CEF do Curso de Padaria e Pastelaria.

Foi mais um bom dia diferente.
A todos, o nosso agradecimento.
Bem hajam!

                                                                                           Serviços Especializados de Apoio Educativo

Comentários

Mensagens populares deste blogue

JI de Cabanelas - Sala 1

Algumas atividades feitas pelas crianças da sala do jardim de infância de Cabanelas da sala 1.                           A educadora                          Liliana Mota  Parabéns aos jovens artistas ...

SEMANA DA SAÚDE / 2024

  O AE de Prado realizou a SEMANA DA SAÚDE /2024 , que teve como  objetivo a realização de variadas atividades com algumas entidades parceiras e a apresentação dos trabalhos efetuados pelos alunos com a temática da Saúde. Relembramos que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de "saúde", é mais do que ausência de doença, representa uma situação de completo bem-estar físico, psíquico e social. Inclui também a adequação do sujeito individual ao meio em que está inserido. Durante a Semana da Saúde, promovida pela equipa PES/GAAF,  foram realizadas as seguintes atividades: Teatro “ Já sei ligar ao 112” - pela   Equipa da Saúde Escolar para o pré-escolar (Cabanelas). A saltar e a brincar da saúde estamos a cuidar - aula de motricidade no JI de Prado com a profª Mª João Costa  Unidade de Saúde dos Bonecos com equipa da   Saúde Escolar   ( JI de Cervães e JI de Oleiros) Aula de yoga com docente Maribel Loureiro ...

No poupar está o ganho - Programa de literacia financeira

A Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES)  "No Poupar Está o Ganho"  visa combater o défice de literacia financeira e transmitir às crianças e jovens conhecimentos para o desenvolvimento de competências que lhes permitam, hoje e no futuro, a tomada de decisões financeiras informadas e responsáveis, contribuindo também para a melhoria do seu desempenho a nível escolar. A IIES “No Poupar Está o Ganho” consubstancia-se num programa integrado, implementado em regime de continuidade, ao longo do ano letivo. Este programa disponibiliza a professoras/es e alunas/os todos os recursos educativos necessários à aprendizagem de conceitos, concretização de objetivos e definição de prioridades, capacitando-os e dando o apoio necessário à implementação desta temática em contexto escolar. O programa está adaptado aos vários ciclos de ensino e todos os conteúdos vão de encontro aos temas constantes do Referencial de Educação Financeira. O projeto “No Poupar Está o Ganho”, inic...