Semana do Jovem Consumidor
5 a 9 de Março
5 minutos com…sumo!
Coloque os Direitos dos Consumidores na ordem do dia
O Tema de hoje (2ªfeira) foi...Comprar sem querer...
Embora muitas lojas deem aos clientes o direito de devolver o produto adquirido,sem apresentarem um motivo especial,as lojas não são obrigadas a fazê-lo.
Apenas podem ser obrigadas a isso quando o produto apresenta alguma “falta de conformidade”, como diz a lei, isto é, quando tem algum defeito ou não corresponde à descrição, publicidade ou àquilo que se espera de um produto desse tipo.
Daí que muitas compras por impulso resultem em arrependimentos que não se podem remediar. Para o evitar, é importante fazer as duas perguntas fundamentais antes de comprar alguma coisa:
Preciso mesmo disto?
Não há nada mais barato que faça o mesmo efeito?
E tu, já fizeste alguma compra “sem querer”?
5 a 9 de Março
5 minutos com…sumo!
Coloque os Direitos dos Consumidores na ordem do dia
Depois dos 5 minutos com chocolate para os ouvidos, instituídos nesta escola pela colega Sónia Rio de Educação Musical e assinalando a Semana do Jovem Consumidor, queremos dinamizar os 5 minutos com…sumo!
O grande interesse desta atividade é permitir alargar a educação dos jovens consumidores a todas as áreas disciplinares.
O grande interesse desta atividade é permitir alargar a educação dos jovens consumidores a todas as áreas disciplinares.
Ao mesmo tempo que esta atividade se desenrolar cá na Escola, outros professores, noutras Escolas Básicas e Secundárias, estarão a fazer o mesmo, partindo dos mesmos textos!
Os textos estarão identificados com o dia da Semana respectivo permitindo que as diferentes Escolas DECOJovem estejam a trabalhar o mesmo texto, no mesmo dia!
Em cada dia da Semana será distribuído um pequeno texto sobre problemáticas de Educação do Consumidor e desafiam-se os professores de todas as áreas curriculares a dedicarem os primeiros 5 minutos de aula ao debate do assunto versado no texto do dia.
Os textos estarão identificados com o dia da Semana respectivo permitindo que as diferentes Escolas DECOJovem estejam a trabalhar o mesmo texto, no mesmo dia!
Em cada dia da Semana será distribuído um pequeno texto sobre problemáticas de Educação do Consumidor e desafiam-se os professores de todas as áreas curriculares a dedicarem os primeiros 5 minutos de aula ao debate do assunto versado no texto do dia.
A Equipa PES
O Tema de hoje (2ªfeira) foi...Comprar sem querer...
São vários os fatores que nos influenciam a comprar e não há dois consumidores iguais nos seus comportamentos. Por exemplo, uns consumidores gostam de ser ajudados pelos funcionários da loja, outros evitam-nos, uns tomam as decisões de compra antes de sair de casa, outros só em frente à prateleira, uns consumidores são mais racionais na escolha, outros são mais emocionais.
O estado emocional pode levar as pessoas a comprar quase “sem querer” - por exemplo,
na euforia de festejar um acontecimento positivo ou para aliviar uma tristeza.
Chamam-se “compras por impulso” aquelas que se fazem sem realmente refletir e sem
pensar nas consequências, cedendo a um desejo e às emoções. Poucas pessoas admitem
comprar por impulso, mas há estudos que mostram que se compra mais assim nos nossos dias do que num passado não muito distante.
na euforia de festejar um acontecimento positivo ou para aliviar uma tristeza.
Chamam-se “compras por impulso” aquelas que se fazem sem realmente refletir e sem
pensar nas consequências, cedendo a um desejo e às emoções. Poucas pessoas admitem
comprar por impulso, mas há estudos que mostram que se compra mais assim nos nossos dias do que num passado não muito distante.

Apenas podem ser obrigadas a isso quando o produto apresenta alguma “falta de conformidade”, como diz a lei, isto é, quando tem algum defeito ou não corresponde à descrição, publicidade ou àquilo que se espera de um produto desse tipo.
Preciso mesmo disto?
Não há nada mais barato que faça o mesmo efeito?
E tu, já fizeste alguma compra “sem querer”?
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