Avançar para o conteúdo principal

Semana do Jovem Consumidor

                                                       Semana do Jovem Consumidor
                                                               5 a 9 de Março
                                                          5 minutos com…sumo!
                                 Coloque os Direitos dos Consumidores na ordem do dia


Depois dos 5 minutos com chocolate para os ouvidos, instituídos nesta escola pela colega Sónia Rio de Educação Musical  e assinalando a Semana do Jovem Consumidor, queremos dinamizar os 5 minutos com…sumo!
O grande interesse desta atividade é permitir alargar a educação dos jovens consumidores a todas as áreas disciplinares. 
Ao mesmo tempo que esta atividade se desenrolar cá na Escola, outros professores, noutras Escolas Básicas e Secundárias, estarão a fazer o mesmo, partindo dos mesmos textos!
Os textos estarão identificados com o dia da Semana respectivo permitindo que as diferentes Escolas DECOJovem estejam a trabalhar o mesmo texto, no mesmo dia!
Em cada dia da Semana será distribuído um pequeno texto sobre problemáticas de Educação do Consumidor e  desafiam-se os professores de todas as áreas curriculares a dedicarem os primeiros 5 minutos de aula ao debate do assunto versado no texto do dia.

                                                                                                                A Equipa PES

 O Tema de hoje (2ªfeira) foi...Comprar sem querer...


São vários os fatores que nos influenciam a comprar e não há dois consumidores iguais nos seus comportamentos. Por exemplo, uns consumidores gostam de ser ajudados pelos funcionários da loja, outros evitam-nos, uns tomam as decisões de compra antes de sair de casa, outros só em frente à prateleira, uns consumidores são mais racionais na escolha, outros são mais emocionais.
O estado emocional pode levar as pessoas a comprar quase “sem querer” - por exemplo,
na euforia de festejar um acontecimento positivo ou para aliviar uma tristeza.
Chamam-se “compras por impulso” aquelas que se fazem sem realmente refletir e sem
pensar nas consequências, cedendo a um desejo e às emoções. Poucas pessoas admitem
comprar por impulso, mas há estudos que mostram que se compra mais assim nos nossos dias do que num passado não muito distante.

Embora muitas lojas deem aos clientes o direito de devolver o produto adquirido,sem apresentarem um motivo especial,as lojas não são obrigadas a fazê-lo.
Apenas podem ser obrigadas a isso quando o produto apresenta alguma “falta de conformidade”, como diz a lei, isto é, quando tem algum defeito ou não corresponde à descrição, publicidade ou àquilo que se espera de um produto desse tipo.

Daí que muitas compras por impulso resultem em arrependimentos que não se podem remediar. Para o evitar, é importante fazer as duas perguntas fundamentais antes de comprar alguma coisa:
Preciso mesmo disto? 
Não há nada mais barato que faça o mesmo efeito?


  
E tu, já fizeste alguma compra “sem querer”?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género