Avançar para o conteúdo principal

Porquê falar de cancro na ESCOLA ????




Educação para a Saúde e Prevenção do Cancro

O cancro é a principal causa de morte nos países economicamente desenvolvidos e a segunda principal causa de morte nos países em vias de desenvolvimento.

A sua incidência continua a aumentar de ano para ano, particularmente nos países em vias de desenvolvimento, sendo que pelo menos cerca de 7 milhões de pessoas morrem de cancro anualmente.

Em Portugal, e tal como acontece em todo o Mundo, a incidência do cancro está a aumentar, estimando-se que cerca de 25 mil pessoas morram todos os anos desta doença no nosso país.

O reconhecimento de que as doenças oncológicas constituem a segunda principal causa de morte também em Portugal, assim como o aumento da incidência e mortalidade por cancro no nosso país, conduziu a que o combate contra o cancro se estabelecesse como uma das prioridades do Plano Nacional de Saúde. Neste âmbito, assume especial relevância a promoção da saúde e do diagnóstico precoce, considerando-se prioritário efectivar a prevenção primária através da promoção de estilos de vida saudáveis.
Na verdade, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 40% de todos os cancros podem ser prevenidos e outros podem ser detectados numa fase precoce do seu desenvolvimento, tratados e curados. Assim, atendendo a que o cancro é potencialmente, de entre as principais doenças crónicas ameaçadoras da vida, aquela que mais pode ser prevenida e com maior possibilidade de cura, torna-se necessário aplicar o conhecimento existente e implementar acções no âmbito do seu controlo, por forma a tornar esta verdade realidade.
A sensibilização, prevenção primária e detecção precoce do cancro são portanto componentes chave para o controlo desta doença, possibilitando uma redução da sua incidência e mortalidade na população. Deste modo, especial atenção deverá ser dada aos esforços de educação para a saúde e, neste contexto, às iniciativas colectivas capazes de facilitar as opções individuais por estilos de vida mais saudáveis
Educação para a Saúde e Prevenção do Cancro nas Escolas
Embora se aceite actualmente que o campo de acção da Educação para a Saúde é toda a comunidade, considera-se primordial que seja junto dos alunos que esta acção mais se faça sentir.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda mesmo a construção de escolas promotoras da saúde como o modelo mais válido para promover a saúde e a educação para a saúde dos alunos, assim como apela para a importância da formação específica dos professores na área da educação para a saúde.
Esta mesma perspectiva é apoiada pela American Association for Health Education, que enfatiza o desenvolvimento de programas de saúde nas escolas, destinados a promover a qualidade de vida dos alunos mas, também, de todo o staff integrado nos seus diversos factores.
Uma vez que em idade escolar os jovens se encontram em fase de formação física, mental e social e estão potencialmente mais receptivos à aprendizagem de hábitos e assimilação de conhecimentos, a educação para a saúde é primordial nas escolas. Pretende-se, de um modo geral, preparar o aluno para que, ao deixar a escola, seja capaz de cuidar da sua própria saúde e adoptar um estilo de vida caracterizado por comportamentos de saúde positivos, que resulte do desenvolvimento de todas as suas possibilidades físicas, mentais e sociais.

Na verdade, os hábitos de saúde aprendidos durante a infância e idade escolar prolongam-se habitualmente pela idade adulta, pelo que se ensinarmos as crianças  e jovens a tomar decisões saudáveis na infância e adolescência, as possibilidades de se tornarem adultos activos e saudáveis aumentam.
Por tudo isto, a escola deverá ser encarada como uma “avenida” natural para proporcionar aos alunos a aquisição de conhecimentos, atitudes e competências que lhes permitam iniciar, parar ou mudar os comportamentos de saúde e prevenir a doença, nomeadamente a doença oncológica.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

JI de Cabanelas - Sala 1

Algumas atividades feitas pelas crianças da sala do jardim de infância de Cabanelas da sala 1.                           A educadora                          Liliana Mota  Parabéns aos jovens artistas ...

SEMANA DA SAÚDE / 2024

  O AE de Prado realizou a SEMANA DA SAÚDE /2024 , que teve como  objetivo a realização de variadas atividades com algumas entidades parceiras e a apresentação dos trabalhos efetuados pelos alunos com a temática da Saúde. Relembramos que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de "saúde", é mais do que ausência de doença, representa uma situação de completo bem-estar físico, psíquico e social. Inclui também a adequação do sujeito individual ao meio em que está inserido. Durante a Semana da Saúde, promovida pela equipa PES/GAAF,  foram realizadas as seguintes atividades: Teatro “ Já sei ligar ao 112” - pela   Equipa da Saúde Escolar para o pré-escolar (Cabanelas). A saltar e a brincar da saúde estamos a cuidar - aula de motricidade no JI de Prado com a profª Mª João Costa  Unidade de Saúde dos Bonecos com equipa da   Saúde Escolar   ( JI de Cervães e JI de Oleiros) Aula de yoga com docente Maribel Loureiro ...