Com a presença do Diretor do Agrupamento, do vereador da CMVV, Patrício Araújo e da coordenadora do Programa TEIP, Ana Magalhães e de um grande número de docentes e técnicos do Agrupamentforam, no final da tarde do dia 3 de outubro, inauguradas as II Jornadas Pedagógicas TEIP do Agrupamento com o tema "refletir, agir e construir, para transformar".
Como orador convidado para a 1ª sessão contamos com o Doutor Pedro Rosário , da Escola de Psicologia da Universidade do Minho que abordou na sua intervenção "Os desafios da motivação na sala de aula".
Fez um apelo aos docentes o sentido de saberem mobilizar o aluno, estimulá-lo, convocá-lo e responsabilizá-lo pelo processo de aprendizagem, promovendo o crescimento e desenvolvimento da pessoa, do SER. Referiu que o envolvimento do sujeito na tarefa chama-se auto-regulação da aprendizagem e que é nesse foco que nos devemos centrar.
Relembrou ainda que a investigação, no seu grupo de trabalho, avança "a pedido" dos professores e fez um apelo à participação deste Agrupamento nos processos de investigação da Universidade do Minho, pois as escolas até agora envolvidas têm apresentado francas melhorias, tanto no processos como na eficácia. Julgo ser um desafio que deveremos aceitar...
Para exemplificar o trabalho que tem realizado apresentou ainda algumas "ferramentas" didáticas como o Hypatiamat que é uma ferramenta muito útil para promover a aprendizagem da matemática de uma forma autónoma mas apoiado tecnologicamente e uma grande variedade de jogos didácticos, de cálculo, concentração, estratégia , capazes de através de uma forma lúdica, motivadora e desafiante, contribuir para desenvolver as diversas competências cognitivas dos alunos e a sua capacidade de auto-regulação. Esses materiais bem como projetos como "sarilhos do Amarelo" e histórias destinadas a, através da sua narrativa, motivar e envolver os alunos, estão disponíveis de forma gratuita no site do G.U.I.A. (Grupo Universitário de Investigação em Auto-Regulação da Aprendizagem).
O Doutor Pedro Rosário apontou ainda a "tutoria" em pequenos grupos como mais uma medida capaz de provocar grandes mudanças em termos motivacionais e de investimento dos alunos, realidade que tem verificado nas escolas com quem tem trabalhado.
Como conclusão considerou que a Escola é um Mundo muito bonito, que há encanto no acto de ensinar e de aprender e que todos teremos que (re)encontrar esse encanto e trazê-lo novamente para a escola, pois a paixão com que ensinamos vai certamente condicionar a forma como os alunos aprendem.
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