Avançar para o conteúdo principal

Desafio 1 deste ano da DECOJOVEM

GREEN CHEF – 2ª EDIÇÃO


Este concurso tem como principal objetivo sensibilizar os jovens e as suas famílias para a importância do combate ao desperdício alimentar.
Estima-se que em Portugal se desperdiça cerca de 1 milhão de toneladas de alimentos por ano, 324 mil das quais em casa, segundo o Projeto de Estudo e Reflexão sobre Desperdício Alimentar (PERDA), desenvolvido pelo Centro de Estudos e Estratégias para a Sustentabilidade. Produtos que passam o prazo de validade, ou que perdem a sua frescura e vão para o lixo sem serem consumidos, refeições que se cozinham em excesso não se fazendo o aproveitamento de sobras, são alguns dos exemplos.
À escala mundial cerca de um terço dos alimentos produzidos para consumo humano (1,3 mil milhões de toneladas) são desperdiçados por ano, segundo o relatório da Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO). Enquanto nos países menos ricos a maioria das perdas ocorre nas fases iniciais (produção agrícola) e intermédias da cadeia de abastecimento, nos países mais desenvolvidos dá-se sobretudo no consumo. Nestes, é o comportamento do consumidor a principal razão para o desperdício alimentar assim como a descoordenação entre produtores e distribuidores. Por exemplo, há alimentos desperdiçados devido a normas de qualidade que rejeitam alimentos quando a forma e a aparência não são perfeitas.
O desaproveitamento nos países industrializados (222 milhões de toneladas) é quase tão alto como a produção total líquida de alimentos na África Subsariana: 230 milhões de toneladas. São números que nos obrigam a pensar!
Para combater este desperdício, o consumidor deve…
  • mudar o seu comportamento,
  • começar a planear melhor as compras dos produtos alimentares e não comprar demasiado,
  • armazenar corretamente os alimentos em casa e a avaliar as suas reais necessidades,
  • não cozinhar em excesso e evitar a inutilização de comida.
Com a realização do Concurso “Green Chef ” a DECOJovem pretende que os alunos:

- Conheçam as formas de desperdício alimentar ao longo da cadeia alimentar
- Sejam sensibilizados para o combate ao desperdício alimentar em suas casas
- Compreendam os custos ambientais, económicos e sociais associados ao desperdício alimentar
- Sejam agentes ativos no combate ao desperdício alimentar em casa e na sua escola

Quem pode concorrer ao Concurso “Green Chef”?
Podem participar no concurso alunos das escolas DECOJovem dentro dos seguintes escalões:

1.º escalão: alunos do 1º ciclo do ensino básico das Escolas DECOJovem
2.º escalão: alunos do 2º e 3.º ciclo do ensino básico das Escolas DECOJovem
3.º escalão: alunos do ensino secundário e profissional das Escolas DECOJovem

No ano letivo 2014-2015,  as equipas (máximo: 3 elementos) deverão criar fichas técnicas de novas receitas com aproveitamento de sobras de refeições, privilegiando a pesquisa junto da sua família e na sua comunidade. Deve ser justificada a opção da escolha da sua receita dentro dos objetivos estabelecidos pelo concurso.


As inscrições para o concurso já estão abertas!
Fala com o teu professor / DT  e, individualmente ou em grupo de 2 ou 3 elementos, participa... 



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género