Avançar para o conteúdo principal

II Jornadas TEIP do Agrupamento de Escolas de Prado (dia 4)

Na manhã de sábado, dia 4 de Outubro, as II Jornadas Pedagógicas TEIP foram reatadas com um momento musical, a cargo de 4 alunas do 7ºB orientadas e acompanhadas pelo prof. Manuel Monteiro, numa alusão artística à passagem de Sá de Miranda por estas terras do concelho de Vila Verde.
O primeiro orador do dia foi o Doutor Paulo André, coordenador EPIPSA (Equipa de Projetos de Inclusão e Promoção do Sucesso Educativo) da Direção Geral de Educação, que referiu algumas das particularidades das escolas TEIP e apontou algumas pistas que nos poderão ajudar a encontrar e melhorar o   percurso que estamos  a fazer enquanto instituição,  na procura de melhor eficácia, capaz de responder aos desafios que nos são diariamente apresentados. Reforçou a necessidade de refletir e agir para preparar o futuro e para tal é necessário avaliar o passado e conhecer muito bem o presente. É para esse bom conhecimento do presente que os relatórios TEIP são úteis, tal como os planos de melhoria são importantes para preparar o futuro. Conhecer o presente é também conhecer o que os outros fazem (rede de escolas TEIP), conhecer as possibilidades existentes e fazer opções. Será também importante conhecer a nossa realidade para perceber como agir preventivamente,  para evitar ações remediativas que condicionam a nossa sustentabilidade, pois não nos podemos esquecer que o TEIP não será eterno e que nós, escola,  teremos que procurar e encontrar soluções eficazes, acreditar nas capacidades dos nossos colaboradores e nas potencialidades dos nossos alunos e alcançar a melhoria dos nossos resultados.


Em seguida foi a vez da Doutora Mª José Casa-Nova, docente da Universidade do Minho, que  é também a perita externa que acompanha a nossa equipa TEIP, fazer uma comunicação sobre "a relação pedagógica e os poderes na sala de aula". Dissertou sobre macro e micro-poderes, dos poderes dos professores e dos poderes dos alunos e abordou a relação pedagógica enquanto "relação de poder". Conduziu-nos através de uma reflexão sobre os significados de aluno, de professor, de relação pedagógica e de escola. Concluiu  relembrando-nos  que na sala de aula e na escola não devemos privilegiar o autoritarismo mas sim uma autoridade democrática, assumindo a relação pessoa-pessoa como primordial face à relação professor-aluno e que a coerência entre o que se diz e o que se faz é sempre imprescindível. 

Na parte da tarde , numa sessão que tinha como principal público-alvo os pais e EE, não foram esses que na generalidade responderam à chamada, mas sim os docentes, técnicos,  assistentes técnicos e operacionais, bem como alguns representantes das associações de pais e alguns (poucos) pais que não quiseram desperdiçar esta oportunidade de debater assuntos que poderiam contribuir para um melhor acompanhamento escolar dos seus filhos...

Na primeira intervenção, o Doutor Pedro Silva, docente da escola superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, abordou o tema "Relação Escola -Família: em busca de uma relação ideal?". Caracterizou essa relação como complexa, multifacetada e mesmo com possíveis efeitos perversos, uma reflexão pouco comum no nosso quotidiano escolar. Dissertou sobre os diferentes actores sociais envolvidos, os diferentes interesses em jogo e a resultante incerta que  daí pode advir. Focou a  necessidade de,  nessa relação Escola-Família, cada um dos actores salvaguardar as suas competências especificas e que a cooperação necessária só se aprende cooperando, trabalhando nesse sentido, contornando obstáculos e que esse é o desafio permanente  com que nos deparamos.


Em seguida a Doutora Ariana Costa, docente na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na Universidade do Porto,  abordou a "Gestão  de conflitos na escola e na sala de aula" . Iniciou a sua comunicação com um enquadramento histórico , referindo Comenius e a sua Didáctica Magna e reforçando a ideia de que o "nó" que envolve a relação  da escola e da família não é fácil de desatar... Caraterizou a escola como espaço de autoridade moral e ética  e referiu que os conflitos existentes não são por si só problemáticos, pois tal como diz Piaget, uma relação conflitual pode ser promotora de curiosidade e  de desenvolvimento. Os conflitos obrigam a leituras contextualizadas sobre o seu impacto , a sua origem e o modo como se revelam e torna-se indispensável  distinguir quais os que necessitam,  ou não,  de uma intervenção.
Sistematizou ainda diferentes visões sobre "o conflito", os princípios pedagógicos  inerentes e as respostas preconizadas por cada um deles e evidenciou a correlação positiva que existe entre os conflitos de carácter comportamental e os conflitos ao nível da aprendizagem. Falou dos vários níveis de indisciplina que podem ocorrer na escola e rematou dizendo que considera a Escola como  uma instituição com imenso potencial de transformação  e um local de construção ... e nessa construção, os professores devem assumir  a sua responsabilidade de  construir,  como refere o tema das Jornadas...


Para terminar foi dada voz aos alunos, ou melhor, a ex-alunos deste Agrupamento. Pedro Viana e Paula Martins partilharam com  a assembleia algumas recordações dos seus percursos escolares e, de uma forma mais emotiva ou mais racional, espelharam a sua relação com a Escola e realçaram a importância   que a mesma teve no seu desenvolvimento e crescimento enquanto cidadãos . 



Foi  no sentido de tornar esta escola,  que faz parte integrante das nossas vidas, cada vez melhor e mais capaz de responder eficazmente aos desafios que lhe são colocados, que estas  Jornadas foram organizadas e dinamizadas e creio que estão de parabéns todos quantos se empenharam e investiram tempo, trabalho e dedicação na sua concretização.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género