Avançar para o conteúdo principal

Entramos na onda Rosa...com muita vontade de contribuir para uma maior e melhor prevenção...





A "onda rosa " varreu a EB de Prado no dia 30 de Outubro para assinalar o Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama e a comunidade educativa respondeu ao apelo da equipa PES usando alguma peça de vestuário ou adereço dessa  cor e dedicando ao tema toda a atenção que ele merece.









Este desafio foi-nos colocado pela Liga Portuguesa contra o cancro (LPCC) e o grupo das "nossas" Jovens Promotoras de Saúde, outro "desafio" da LPCC,  lideraram a ação, elaborando mais de 750 laços que foram oferecendo ao longo do dia a toda a Comunidade educativa, reunindo todos numa mesma intenção...
Todos os espaços da escola foram devidamente decorados, de tal forma que a ninguém passou despercebida esta data que queríamos deixar bem vincada nos corações de todos.


Nesta "luta" pacífica que todos queremos ganhar estiveram reunidos alunos, assistentes técnicos e operacionais, técnicos especializados, professores e mesmo os pais que nesse dia vieram à escola... 

 Apesar de nesta foto só aparecerem mulheres, também os "nossos " homens, docentes e assistentes operacionais "vestiram a camisola" desta causa e prestaram a esta data a  atenção que ela merece...

Tal como no mar, a "onda" passou (nessa mesma noite  a escola vestiu-se de negro para festejar o Halloween), mas certamente muitas "pinceladas" de rosa permanecerão na consciência de cada um e serão mote de conversa e ação em muitas casas e famílias... 
                                     A tudo isso podemos chamar "PREVENÇÂO"...

Equipa PES / GAAF

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género