Avançar para o conteúdo principal

Mais uma aposta que queremos ganhar...

Oficina Pedagógica
 

Este projeto nasce da necessidade de melhorar os conhecimentos dos alunos com dificuldades no domínio do estudo  e tem também como objetivo  potenciar a melhoria da qualidade das aprendizagens dos alunos excelentes, traduzindo-se numa medida pedagógica, inserida na ação Estudar Melhor do Plano de Melhoria TEIP. Nesse sentido, surge a criação de um espaço pedagógico livre e aberto a todos os alunos, onde possam melhorar as aprendizagens e consolidar conhecimentos.


De facto, alguns alunos necessitam de um apoio temporário que lhes permita apropriarem-se de alguns instrumentos de trabalho – regras e métodos / estratégias de estudo individual e de grupo – que de futuro os tornará mais autónomos.

Por conseguinte, a oficina pedagógica é um lugar onde se pode dar um apoio personalizado ou em pequenos grupos aos alunos que aqui compareçam. Deve ser entendida como mais uma oportunidade e complemento formativo que importa garantir e privilegiar na ação educativa da Escola.


Cabe aos professores em serviço nesta sala orientarem os alunos na resolução de problemas e, de acordo com as suas necessidades, prestarem o devido apoio.

Os professores em serviço na oficina pedagógica serão coordenados pela profª Delfina Martins  que fará a ponte entre eles  e a Coordenação TEIP.




·         Favorecer o desenvolvimento de atitudes e hábitos de trabalho autónomo ou em grupo;

·         Proporcionar orientação e apoio geral na realização de trabalhos escolares individuais ou em grupo, nomeadamente trabalhos de casa, exercícios de aplicação e trabalhos de pesquisa;

·         Possibilitar o apoio especializado para esclarecimento de dúvidas sobre assuntos já abordados nas aulas;

·         Desenvolver capacidades para a construção de saberes;

·         Estimular práticas de entreajuda entre alunos,

·         Desenvolver algum projeto do PAA.


ATIVIDADES
·         Apoio a situações pontuais de dificuldades 
de aprendizagem;

·         Esclarecimento de dúvidas;

·         Explicação de matérias mal assimiladas;

·         Auxílio na resolução de trabalhos de casa/atividades    nas diferentes áreas disciplinares;

·         Orientação na realização de pesquisas;

·         Orientação no desenvolvimento de projetos do agrupamento;






8h30m às 18h30m

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género