terça-feira, 28 de novembro de 2017

WORKSHOP DE MINDFULNESS



O Projeto Ciga Giro E6G sediado no Centro Comunitário da Vila de Prado é um dos 90 projetos de inclusão social apoiados pelo Programa Escolhas. O Projeto Ciga Giro E6G intervém geograficamente no concelho de Vila Verde, nomeadamente junto de populações bastante vulneráveis e desfavorecidas económica e socialmente, predominantemente junto de minorias étnicas.  Tendo como público prioritário crianças e jovens, o Projeto Ciga Giro E6G não pode deixar de intervir junto daqueles que fazem parte do dia-a-dia de cada uma destas crianças e jovens, familiares, amigos, docentes, assistentes operacionais e técnicos .
Esta intervenção, destinada nomeadamente a professores, assistentes operacionais e técnicos, visa promover ações estratégicas concertadas garantindo o envolvimento de todos os intervenientes no processo educativo e tem como objetivo de dar a conhecer técnicas de Mindfulness para os ajudar a manter um ambiente calmo, sereno e propício à educação consciente, pretendendo dotar os participantes de ferramentas para usar no seu quotidiano de trabalho.
Deste modo o Projeto Ciga Giro E6G, tem o prazer de convidar todos(as) interessados(as) a participarem no Workshop de Mindfulness, a realizar no próximo dia 6 de Dezembro entre as 17h30 e as 20.30h, nas instalações do Centro Comunitário de Prado da Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa, destinado a técnicos e professores e tendo como formadora Joana Rainha. Para mais informações poderão contactar o Projeto Ciga Giro E6G, através do respetivo e email e contacto telefónico: cigagiro.e6g@gmail.com / 253 921 823.



Acredito na capacidade do ser humano descobrir todo o seu potencial e de viver de forma mais plena e saudável. É meu desejo e responsabilidade não só, partilhar com todos o que tenho vindo a aprender como também, usar todo esse conhecimento na ajuda daqueles que se querem conhecer mais profundamente, viver com mais consciência e plenitude e buscando a sua essência e verdade.


Estudos revelam que este tipo de práticas contribui para o nosso bem-estar e felicidade bem como para o daqueles que nos rodeiam. São, sem dúvida, ingredientes indispensáveis para pessoas mais empáticas, presentes e cooperantes. A prática de mindfulness contribui também para reduzir os níveis de stress e melhorar a capacidade de regulação emocional. Reduzir o stress nas escolas é fundamental para criar ambientes favoráveis à aprendizagem. Se estamos nervosos ou agitados o nosso cérebro não pode aprender novos conteúdos nem aceder à informação que já tem armazenada. Entra em modo automático reagindo às situações de forma impulsiva. Com a prática de mindfulness vamos criar um espaço entre a situação desafiante que estamos a viver para, em vez de reagirmos, respondermos de forma consciente


No âmbito da parceria que o nosso Agrupamento mantém com o Centro Comunitário da Vila de Prado, vimos divulgar esta ação e apelar à vossa participação. Marquem na vossa agenda … Dia 6 de Dezembro (17,30/20,30)...
GAAF
 

Sem comentários: