Avançar para o conteúdo principal

Pequeno balanço do I Congresso das Escolas


1º Congresso das Escolas. A Pedagogia das Escolas.
 


O CNAPEF esteve presente no 1° Congresso das Escolas, realizado no dia 2 e 3 de novembro de 2017, na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa.
É tempo de termos uma ESCOLA para o Século XXI foi o grande mote deste evento, que contou com a presença de diretores, professores, representantes da tutela, alunos e outros interessados nesta temática

Com painéis de discussão e intervenções de uma qualidade superior, destacando-se as realizadas por Guilherme Oliveira Martins, Joaquim de Azevedo e, sem dúvida, a do Presidente da República Portuguesa – Marcelo Rebelo de Sousa, esta iniciativa contou com a participação de diretores, professores, representantes da tutela, alunos e outros interessados nesta temática.

Como principais takeaways, indicamos os seguintes:

  • precisamos de mudar a cultura de ensino e aprendizagem nas escolas,
  • o bom aluno não é aquele que está sentado, sem iniciativa e que faz tudo igual e que lhe pedem. É proactivo, crítico e insatisfeito;
  • o ensino secundário não pode ser unicamente uma preparação para aqueles que querem entrar no Ensino Superior. Terá, mais que tudo, que preparar para a participação e integração na sociedade;
  • é necessária uma verdadeira autonomia das escolas;
  • a estrutura do Ministério de Educação tem que se adaptar às exigências do séc. XXI;
  • as políticas educativas deverão ser estáveis a médio e a longo prazo,
  • é necessário explicar à sociedade o valor do trabalho realizado nas escolas. 
  •  As ações das escolas deverão ter essa ideia como referência em todas as atividades que realizarem.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género