segunda-feira, 20 de novembro de 2017

18 de Novembro - Dia Europeu para a Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual.





A Convenção do Conselho da Europa sobre a Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual ("Convenção de Lanzarote", de 1 de Julho de 2010) representa um avanço significativo na prevenção da violência sexual, na proteção das crianças e na luta contra a impunidade de atos de violência sexual contra as crianças. Ancorada na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança, é o primeiro instrumento internacional a tratar o abuso sexual de crianças como um crime, independentemente de onde ou por quem for cometido - em casa, na instituição de acolhimento, noutros locais onde se encontrem presentes crianças e, ainda, nas redes de crime organizado ou através da Internet. 

O reconhecimento de que a violência sexual contra crianças é uma realidade que persiste, em muitas situações, invisível e silenciada, que afeta milhões de crianças em todo o mundo e não conhece fronteiras geográficas, culturais ou sociais, conduziu o Conselho da Europa a instituir o dia 18 de Novembro como o Dia Europeu para a Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e o Abuso Sexual.
 
Na edição de 2017, o Conselho da Europa propõe que a celebração do Dia Europeu se centre no tema específico da "Proteção das crianças contra a exploração sexual e abuso sexual facilitado pelas tecnologias de informação e comunicação", atendendo à muito atual pertinência, vasta e rápida acessibilidade que em muito aumentam a exposição das crianças ao risco de sofrerem este tipo de abusos.


A EB de Prado, assim como a CPCJ de Vila Verde, associam-se a esta comemoração e nesse sentido foram impressos alguns cartazes e colocados em exposição no Polivalente com várias informações sobre este tema sendo que  os objetivos desta atividade na Escola passam por aumentar a consciência da comunidade escolar acerca da exploração e abuso sexual das crianças e alertar  os alunos para os riscos e perigos da exposição on-line.
Durante a semana os alunos serão convidados a visitar a exposição e a ver um dos vídeos abaixo indicados como ponto de partida para uma reflexão com o seu Diretor de Turma ou um outro docente.





Informações suplementares:


Elencam-se abaixo alguns recursos disponibilizados por diferentes instituições, e que poderão servir de base para uma conversa  em contexto familiar sobre este assunto.

ü  Video “Tell someone you trust”: http://play.webvideocore.net/popplayer.php?it=cse2k62few8o (em português);
ü  Brochura sobre a Convenção para a Proteção das Crianças contra a Exploração Sexual e os Abusos Sexuais (Convenção de Lanzarote): https://rm.coe.int/CoERMPublicCommonSearchServices/DisplayDCTMContent?documentId=0900001680471b50%20(em português);
ü  Brochura e vídeo “Aqui ninguém toca“, da Campanha ‘UMA em CINCO’: http://www.underwearrule.org/default_pt.asp (em português);
ü  Abuso sexual infantil: a sua eliminação é possível! E é um dever de todos! https://youtu.be/7U7e3mj0ZAc
ü  Vídeo “Say No! - A campaign against online sexual coercion and extortion of children” (em português) https://www.youtube.com/watch?v=xuF99-0Yqqw&feature=youtu.be
ü  Informação do Conselho da Europa sobre a Edição 2017 do Dia Europeu  https://www.coe.int/en/web/children/2017-edition




                                                                                                                  GAAF

Sem comentários: