Avançar para o conteúdo principal

Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância



Visa promover um conjunto de atividades dirigidas a toda a população alertando-a para a responsabilidade social na proteção deste grupo etário.



Pretende-se o desenvolvimento de diversas iniciativas no concelho, nomeadamente pelos agrupamentos de escolas (AEMoure e Ribeira, AEPrado, AEVilaVerde) e nas escolas não agrupadas (EPATV e ESVV), pela GNR, em colaboração com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila Verde, com o objetivo de sensibilizar e alertar a comunidade em relação a esta problemática, quer do fortalecimento das famílias no sentido de uma parentalidade positiva.



No nosso agrupamento está já organizado um conjunto de atividades, mas solicitamos aos Diretores de Turma ou outros docentes que, dentro do possível, promovam algumas das atividades sugeridas ou outras,  que considerem pertinentes sobre esta temática.

Dia 11 de fevereiro: Sessões sobre Violência no Namoro com a Escola Segura para alunos do 9ºano, turmas do vocacional e turma PIEF.

Violência no namoro

9ºD (Português com Profª Elvira Camarinha)
9ºB (Francês com profª Lídia Costa)

11 de fevereiro


10. 10 h
Sala 17


90 minutos



PIEF ( Tic com profª Lúcia Pinheiro e Port com prof. Mónica Oliveira)
11.50 h

9ºC (Ing com profª Cristina Lima)

9ºA (História com prof. Sérgio Moreira)
13.35 h

Vocacional 1 (Hist com profª Ana Regadas)
Vocacional 2 (Mat com prof. Francisco Gomes)
1520 h
  









Dia 15 de fevereiro:
Sessões sobre Direitos da Criança / Cultura de Não Violência para as turmas do 5ºano

14,20 h
5ºC
(FC com profª Cândida Santos)
Sala 17
Duração prevista 45 minutos


Sessão de Teatro-Fórum  no combate à “Violência no Namoro”, no âmbito do projeto Art’Themis,  com a participação de um grupo de alunos da EB de Cabreiros e dinamizada pela técnica responsável (UMAR),  Tatiana Mendes, numa colaboração com a KRIZO.

15,20 h
8ºA
(EF com prof. Alberto Mendes)
Biblioteca Escolar
Duração prevista:
90 minutos
8ºB
TIC /ET (Profª Lúcia Pinheiro e profª Emília Vasconcelos)
8ºC
(Francês com Profª Lídia Costa)

Dia 16 de fevereiro:
Sessões sobre Direitos da Criança / Cultura de Não-violência para as turmas do 5ºano

13,35 h
5ºD                 ( Mat com profª Rosa Silva)
+
5ºE             (Port com profª Ana Paula Lopes)
Sala 17
Duração prevista
45 minutos
14,20 h
5ºA             ( OC com prof. Manuel Monteiro)
+
5ºB            (História com Profª Filomena Alves)


Dia 18 de fevereiro :
Sessões sobre Segurança na Internet para as turmas do 6º e 7ºano com a DECO
9.10 h
7ºC
(TIC com profª Lúcia Pinheiro e ET com profª Emília Vasconcelos)
Sala 17
Duração prevista
45 minutos

OBJETIVOS DAS SESSÔES:
•       Desenvolver e atualizar as competências digitais dos consumidores de modo a garantir que estes possam participar plenamente na economia digital;
•       Proteger os dados pessoais na internet;
•       Saber utilizar os meios de pagamento online em segurança;
•       Alertar para a necessidade da proteção dos direitos de autor;
•       Saber como proteger de mensagens online indesejadas;
•       Utilizar em segurança as redes sociais de forma a acautelar a privacidade e segurança.

10.10 h
7ºA
(CN com profª Rosa Fernandes)
7ºD
(TIC com profª Lúcia Pinheiro e ET com profª Emília Vasconcelos)
11.50 h
6ºA
(EM com prof. Manuel Monteiro)
6ºB
(CN com profª Regina Freitas)


14.20 h
6ºD
(EV com prof, Alberto Botelho)
7ºB
(FC com prof. Francisco Costa)
15.20 h
6ºC
(CN com profª Regina Freitas)

Outras atividades a realizar:

  • Divulgação à Comunidade Escolar do programa “Viver a Adolescência em Família” um programa de intervenção psicoeducativo de apoio a convivência familiar, dirigido a pais e EE.

  • Construção de um “Laço/coração  Humano” que simboliza o apoio desta comunidade escolar à causa da prevenção dos maus tratos em crianças e a promoção e proteção dos seus direitos (manhã do dia 16 ) .

  • Música para rádio com vídeo (Manuel Monteiro + Carla Carvalho) EM / OC "Antes de ouvir pensa, diz Não à violência" .

  • Sessões de cinema na biblioteca escolar.
 GAAF / Equipa PES

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género