terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

CPCJ e escolas promoveram actividades para a Prevenção dos Maus Tratos na Infância

A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Vila Verde e as escolas do concelho, em parceria com o Município, promoveram um conjunto de actividades de sensibilização para Prevenção dos Maus Tratos na Infância. Todas as escolas do concelho aderiram ao desafio lançado pela CPCJ de Vila Verde, promovendo um conjunto de actividades independentes e também com a colaboração ou envolvimento de instituições e projectos diversos com contributos sobre esta matéria.

Segundo os responsáveis da CPCJ de Vila Verde, as diversas actividades realizadas tiveram como principal objectivo a promoção de competências sociais adequadas e de uma cultura de responsabilidade social partilhada, sensibilizando a comunidade educativa para esta problemática.
O arranque da programação “A Mexer contra os Maus Tratos” teve como palco a Escola Profissional Amar Terra Verde, onde se realizou uma sessão sobre Violência no Namoro. Foi ainda realizado um workshop para pais intitulado “Cuidar com Afecto”, seguindo-se a realização do Laço Azul, símbolo contra os Maus tratos na Infância.
 

 O Agrupamento de Escolas de Prado realizou várias sessões sobre a Violência no Namoro, dirigidas aos alunos do 9º ano, das turmas do vocacional e turma PIEF. Promoveu uma sessão de Teatro-Fórum no combate à violência no Namoro, sessões sobre Direito da Criança/cultura de não-violência para turmas do 5º ano.

 


Os alunos e professores deste agrupamento criaram, ainda, um laço/coração humano, como meio de sensibilização para esta causa da violência. Esta instituição promoveu também sessões sobre a segurança na internet junto dos alunos do 6º e 7º ano.
 
A Escola Secundária de Vila Verde promoveu iniciativas, como a realização da palestra sobre “Violência no Namoro, enquadramento legal e impacto na Saúde individual e comunitária”, a sessão sobre Violência Doméstica, Teatro-Debate “Violência de Género e Ciberbullying”, a palestra “Combater a Violência no Namoro” e “Maus tratos - Como Intervir”.
Nesta escola, o destaque vai para a construção de um mural com Lenços dos Namorados, onde os alunos ilustraram mensagens sob o título “O que não é o Amor”. Uma marcha sob o tema “Stop Bullying” encerrou as actividades.

Redacção ovilaverdense

Sem comentários: