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Parentalidade Positiva

Assinatura do protocolo com a Doutora Ana Almeida (Universidade do Minho) o diretor do AE de Prado, prof. José António Vieira Peixoto e as técnicas especializadas Drªs Fátima Rodrigues (Psicologia e Orientação)  e Susana Almeida (Serviço Social).

O GAAF vai promover um programa psicoeducativo de apoio à promoção da convivência familiar “ Viver a Adolescência em Família”, ao abrigo de um protocolo assinado pela Direção do AE Prado e a Universidade do Minho.
Após duas fases de formação com dois dos autores deste programa -Juan Carlos Martìn Quintana (Universidade de Las Palmas de Gran Canaria) e de e Miriam Álvarez Lorenzo (Universidade de Laguna), a equipa promotora (Fátima Rodrigues, Isabel Macedo, Lúcia Pinheiro e Susana Almeida) pretende dar início à aplicação deste Programa que visa estabelecer com as famílias modelos de intervenção que têm por finalidade trabalhar conjuntamente (família + adolescente) para solucionar os problemas que produzem situações de crise e de possível risco, com vista à promoção de uma convivência familiar saudável. É importante que os pais disponham dos recursos que este programa proporciona para refletirem sobre os conhecimentos e estratégias que lhes permitam melhorar as suas competências e fortalecer as relações com a comunidade.
 Porque consideramos urgente e imprescindível uma intervenção com base no apoio e reforço das atuações parentais de modo a contribuir para a redução de muitos dos problemas não só na escola mas também nas famílias, estamos neste momento a organizar as candidaturas a este 1º  grupo de intervenção.


Mais alguma informação:


Considerando que na Recomendação do Conselho da Europa de 13-12-2006 sobre parentalidade positiva propõe-se o reconhecimento das responsabilidades parentais e a necessidade de proporcionar aos pais o suporte adequado para que estes as possam cumprir plenamente definem-se como conteúdos da parentalidade positiva:

         a) Comportamento parental baseado no superior interesse das crianças;
b) Parentalidade orientada para um desenvolvimento integral e equilibrado das crianças, proporcionando-lhes todas os instrumentos necessários no sentido de que estas se venham a tornar adultos socialmente integrados e responsáveis;
c) Comportamento parental afetuoso e não violento, proporcionando um apoio adequado às crianças e o reconhecimento do seu valor, das suas capacidades e das suas necessidades;
d) Criação de metas, orientações e objetivos conducentes a potenciar o pleno desenvolvimento da criança, estimulando e maximizando todas as suas aptidões e capacidades.
“Crianças” designa crianças e jovens até à idade de 18 anos;
“Pais” designa pai e/ou mãe bem como outras pessoas titulares da autoridade e da responsabilidade parental;
“Parentalidade” integra o conjunto de funções atribuídas aos pais para cuidar e educar as suas crianças. A Parentalidade centra-se na relação pais-crianças e integra direitos e deveres para o desenvolvimento e autovalorizarão das crianças;
“Parentalidade Positiva” refere-se a um comportamento parental fundado no respeito pelos direitos da criança que visa assegurar a satisfação das necessidades básicas através da proteção dos riscos e a criação de um ambiente que promova o seu desenvolvimento harmonioso, valorize a sua individualidade  e autonomia.



GAAF

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