Avançar para o conteúdo principal

Parentalidade Positiva

Assinatura do protocolo com a Doutora Ana Almeida (Universidade do Minho) o diretor do AE de Prado, prof. José António Vieira Peixoto e as técnicas especializadas Drªs Fátima Rodrigues (Psicologia e Orientação)  e Susana Almeida (Serviço Social).

O GAAF vai promover um programa psicoeducativo de apoio à promoção da convivência familiar “ Viver a Adolescência em Família”, ao abrigo de um protocolo assinado pela Direção do AE Prado e a Universidade do Minho.
Após duas fases de formação com dois dos autores deste programa -Juan Carlos Martìn Quintana (Universidade de Las Palmas de Gran Canaria) e de e Miriam Álvarez Lorenzo (Universidade de Laguna), a equipa promotora (Fátima Rodrigues, Isabel Macedo, Lúcia Pinheiro e Susana Almeida) pretende dar início à aplicação deste Programa que visa estabelecer com as famílias modelos de intervenção que têm por finalidade trabalhar conjuntamente (família + adolescente) para solucionar os problemas que produzem situações de crise e de possível risco, com vista à promoção de uma convivência familiar saudável. É importante que os pais disponham dos recursos que este programa proporciona para refletirem sobre os conhecimentos e estratégias que lhes permitam melhorar as suas competências e fortalecer as relações com a comunidade.
 Porque consideramos urgente e imprescindível uma intervenção com base no apoio e reforço das atuações parentais de modo a contribuir para a redução de muitos dos problemas não só na escola mas também nas famílias, estamos neste momento a organizar as candidaturas a este 1º  grupo de intervenção.


Mais alguma informação:


Considerando que na Recomendação do Conselho da Europa de 13-12-2006 sobre parentalidade positiva propõe-se o reconhecimento das responsabilidades parentais e a necessidade de proporcionar aos pais o suporte adequado para que estes as possam cumprir plenamente definem-se como conteúdos da parentalidade positiva:

         a) Comportamento parental baseado no superior interesse das crianças;
b) Parentalidade orientada para um desenvolvimento integral e equilibrado das crianças, proporcionando-lhes todas os instrumentos necessários no sentido de que estas se venham a tornar adultos socialmente integrados e responsáveis;
c) Comportamento parental afetuoso e não violento, proporcionando um apoio adequado às crianças e o reconhecimento do seu valor, das suas capacidades e das suas necessidades;
d) Criação de metas, orientações e objetivos conducentes a potenciar o pleno desenvolvimento da criança, estimulando e maximizando todas as suas aptidões e capacidades.
“Crianças” designa crianças e jovens até à idade de 18 anos;
“Pais” designa pai e/ou mãe bem como outras pessoas titulares da autoridade e da responsabilidade parental;
“Parentalidade” integra o conjunto de funções atribuídas aos pais para cuidar e educar as suas crianças. A Parentalidade centra-se na relação pais-crianças e integra direitos e deveres para o desenvolvimento e autovalorizarão das crianças;
“Parentalidade Positiva” refere-se a um comportamento parental fundado no respeito pelos direitos da criança que visa assegurar a satisfação das necessidades básicas através da proteção dos riscos e a criação de um ambiente que promova o seu desenvolvimento harmonioso, valorize a sua individualidade  e autonomia.



GAAF

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género