terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

EMPREENDEDORISMO, sabes o que é ?





No âmbito do protocolo com o CLDS 3 G de Vila Verde, foram realizadas com os alunos do 8ºano sessões teórico – práticas na manhã do dia  16 de fevereiro.

 O que é empreendedorismo, o que distingue um empreendedor, quais as suas competências e desafios foram algumas das questões formuladas pelo Dr.  Paulo Guimarães , técnico do CLDS 3G de Vila Verde acompanhado pela Drª Renata Fernandes, que orientou o debate,  com uma grande aproximação ao contexto escolar dos alunos e apontando exemplos muito próximos e familiares o que facilitou a troca e partilha de opiniões e saberes.

Foi um momento profícuo de reflexão sobre o presente e sobre o futuro e de como poderemos agir no nosso quotidiano,  intervindo positivamente na comunidade e procurando contribuir para o BEM comum...
Como atividade final foi proposto aos alunos que pensassem na Escola e se poderiam fazer algo para a melhorar...por isso preparem-se...é natural que apareçam brevemente boas propostas...Assim desejamos ...

  
  GAAF 




O porquê da Educação para o Empreendedorismo
O Empreendedorismo é um novo olhar sobre o mundo, alicerçado no conhecimento e na inovação, a partir do envolvimento de pessoas e de processos que, em conjunto, promovem a construção de ideias, a avaliação de oportunidades, a mobilização de recursos, a assunção de  riscos e a concretização de iniciativas diferenciadas e de sucesso.
É fundamental que a escola proporcione em todos os níveis e ciclos de ensino uma cultura favorável à aquisição de conhecimentos e ao desenvolvimento de atitudes, capacidades e valores promotores do espírito empreendedor, nomeadamente, criatividade, inovação, organização, planeamento, responsabilidade, liderança, trabalho em grupo, visão de futuro, resiliência e curiosidade científica, entre outras.
A educação para o empreendedorismo é um contributo transversal às diferentes disciplinas e áreas não disciplinares que se consubstancia em atividades ou projetos, desenvolvidos de forma participada pelos alunos e que concorram para a mudança na sua área de atuação enquanto cidadãos.


Sem comentários: