Avançar para o conteúdo principal

Participação do AE de Prado no 11º Torneio de Atletismo Adaptado

11º Torneio de Atletismo Adaptado em Pista Coberta / 2015

Decorreu no dia 17 de Fevereiro (4ªfeira), entre as 10 e as 13.30 h, no Palácio de Exposições e Desportos de Braga, um Torneio de Atletismo de Pista Coberta destinado a alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEEs) de Escolas e Instituições.
Foi uma iniciativa da Coordenação Local do Desporto Escolar de Braga em parceria com a ANDDI (Associação Nacional de Desporto para Deficientes Intelectuais) e com a colaboração da Associação de Atletismo de Braga, promovendo o desporto como símbolo de promoção de igualdade e dando continuidade às experiências bem-sucedidas dos últimos anos, de realizar uma competição de Atletismo de Pista Coberta, para esta população especial.
Nesta 11ª edição e tentando potenciar as experiências e alargar as possíveis opções de prática desportiva destes jovens foram também desenvolvidas atividades de Voleibol Sentado com a colaboração da Federação Portuguesa de Voleibol.

Para muito destes atletas este Torneio foi uma primeira experiência de competição de Atletismo e integrará provas de corridas de 60 e de 600 metros, Salto em Comprimento e Lançamento do Peso .
Cada aluno pode realizar 2 provas e após as inscrições foram organizados grupos de alunos/atletas divididos por sexo, escalão etário e tipo de deficiência e com as regras e adaptações necessárias às diferentes condicionantes dos atletas participantes.
 
Como colaboradores deste evento contamos com professores e alunos do Centro de Formação Desportiva de Atletismo das Escolas Prof. Gonçalo Sampaio da Póvoa de Lanhoso e D . Maria II de Vila Nova de Famalicão.

Nesta competição participaram  358 alunos oriundos de 34 Escolas e Instituições dos concelhos de Braga, Guimarães, Vizela, Fafe, Póvoa de Lanhoso, Vila Verde, Viana do Castelo, Ponte de Lima , Caminha,  Cabeceiras de Basto e Vila do Conde,  que foram devidamente acompanhados e enquadrados por  professores e outros técnicos especializados, num total de 505 particiapntes.

Porque reconhecemos no Desporto todo um conjunto de situações e de experiências de socialização, que se revelam de importância fundamental para o jovem, como ser social em formação e muito particularmente, para o jovem com deficiência, tradicionalmente ainda privado de oportunidades de socialização e de interacção social adequadas, com a cooperação e empenho de todas as entidades envolvidas pretendemos fazer desta edição do Torneio também uma Festa, onde os alunos aprendem e evoluem, participando, competindo e principalmente, sentindo-se felizes e valorizadas.


Este é o Staff do Desporto Escolar / CLDE de Braga responsável por mais este  evento desportivo, que vai já na sua 11º edição.

 


Outras atividades desenvolvidas na nossa escola com o Grupo de Desporto Adaptado










Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género