Avançar para o conteúdo principal

Osteoporose ? O que é e como a poderemos prevenir...

Dia Mundial da Osteoporose


 
"Ame os seus ossos - Love your bones" é o nome da campanha mundial que pretende sensibilizar a população para os cuidados a ter na prevenção da osteoporose, para o diagnóstico precoce e tratamento, através duma alimentação saudável e do exercício físico.




Dia Mundial da Osteoporose

Com o objectivo de transmitir a principal mensagem da iniciativa: "Abrace uma vida activa, Abrace os alimentos ricos em cálcio e Abrace a Vitamina D", a SPODOM está a promover uma iniciativa online "Faça parte desta corrente inquebrável" onde os interessados pode dar o seu apoio às pessoas que sofrem desta doença, através do site www.worldosteoporosisday.org.

Toda a campanha será divulgada através de cartazes e folhetos informativos distribuídos pelos centros de saúde e hospitais de norte a sul do país. Estes são ilustrados com imagens que salientam essencialmente as três mensagens deste ano:

• A importância do exercício físico e de uma vida activa para manter um bom pico de massa óssea e para ajudar a prevenir ou retardar a sua perda;

• A importância do consumo de alimentos ricos em cálcio, um dos alimentos mais importantes do corpo humano e que todas as células necessitam, essencial para o crescimento e para manter a massa óssea e que pode ser encontrado no leite e derivados, nos legumes verdes, nos cereais, nos frutos secos e no peixe;

• E finalmente a importância da vitamina D através de uma exposição ao sol adequada e cuidada, que é essencial para o crescimento e reparação dos ossos e ajuda o organismo a absorver o cálcio. Apesar da exposição regular ao Sol ser suficiente na maioria dos casos para atingir as doses diárias recomendadas, há outras fontes naturais desta vitamina como os óleos de fígado de peixe, o peixe de água salgada, ovos, carne leite e manteiga.


Em simultâneo, no dia em que se assinala a efeméride, e no contexto da principal mensagem da campanha "Abrace", a IOF está a organizar um abraço mundial que deve decorrer em todos os países aderentes à mesma hora local. Em Portugal esta acção ocorre às 14:06 e o objectivo é que naquele momento todas as pessoas abracem a pessoa que está mais próxima, de modo a chamar a atenção para a importância de prevenir a osteoporose.




Para que fiques a saber um pouco mais sobre o que é a Osteoporose...

 


A Osteoporose afecta cerca de 200 milhões de mulheres e 2 milhões de homens em todo o mundo. É uma doença óssea degenerativa, caracterizada pela diminuição da densidade óssea e deterioração da microarquitectura do tecido ósseo, provocando um aumento do risco de fractura. Ocorre quando a densidade óssea diminui mais depressa do que o corpo consegue substituí-la.



Como resultado, os ossos ficam tão frágeis que qualquer queda ou mesmo um movimento mais brusco pode resultar numa fractura óssea. É considerada uma "doença silenciosa", uma vez que não apresenta quaisquer sinais ou sintomas até se verificar a fractura, daí a prevenção ser fundamental para evitar o seu desenvolvimento. Todas as mulheres pós-menopáusicas e todos os homens com mais de 50 anos devem ser avaliados por um médico reumatologista para determinar a existência de factores de risco para a doença.


Por outro lado, existem factores de risco que não podem ser alteráveis, como historial familiar de fractura, idade superior a 65 anos ou baixa estatura. No entanto, outros, como um estilo de vida sedentário, consumo de tabaco e bebidas alcoólicas ou uma alimentação pobre em cálcio podem fazer toda a diferença na estatura óssea.

A Osteoporose não é uma doença rara. As mulheres têm maior risco de vir a ter osteoporose do que cancro da mama, dos ovários e do útero. Uma mulher caucasiana de 50 anos tem um risco de 16 por cento de sofrer uma fractura vertebral na sua vida.

No caso dos homens, existe maior risco de ter esta doença óssea do que cancro da próstata. Estima-se que a cada três segundos ocorre no mundo uma fractura osteoporótica e, em casos mais graves, 20 por cento das pessoas que sofrem uma fractura da anca morrem nos seis meses seguintes.

Manter um estilo de vida e alimentação saudáveis, praticar exercício e reduzir o risco de queda no dia-a-dia são algumas das medidas a adoptar que podem reduzir a probabilidade de desenvolver uma má formação dos ossos.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género