Avançar para o conteúdo principal

Mais um concurso, neste Dia Mundial da Alimentação...

                                                             
Caros alunos, organizem-se em grupos ou turma e concorram a mais  este desafio da Liga Portuguesa contra o Cancro, entidade com a qual este Agrupamento tem um protocolo de colaboração...

Pesquisem, envolvam as vossas famílias e professores, apelem a toda a vossa capacidade criativa e criem um livro de receitas original e saudável...

Contamos convosco...



                                            Regulamento

                  Concurso “Livro de Receitas pela saúde”

         Objectivo

         “Livro  de  receitas  pela  Saúde” é  um   concurso   que  tem como objectivo   principal   estimular  a recolha de receitas saudáveis que fazem parte do quotidiano alimentar de crianças e jovens.
                                             
         Pretende   também   ajudar   à   divulgação   dessas   receitas  e   incentivar   a   prática   culinária   com produtos   identificados  como   saudáveis.

O   concurso   é   organizado   no   mês   de   Outubro   como  forma   de   assinalar   o   dia   16   desse   mês   como   o   Dia   Mundial   de   Alimentação.

O   concurso assume     que   receitas   saudáveis    são  aquelas   que   estão   de   acordo   com    as  necessidades nutricionais das crianças, dos jovens e mesmo dos adultos e que recorrem na sua composição a alimentos saudáveis.

          1. Candidatos

         O   concurso   é   destinado  às   escolas   Liga-te ( que é o caso da nossa Escola)   e   serão   aceites   receitas   trazidas   pelos   alunos   de todas as idades.

         2. Enquadramento

         Serão consideradas elegíveis para concurso os livros de receitas que se enquadrem no âmbito
         de receitas saudáveis.

         3. Condições de participação

         3.1. O  livro   de   receitas  não   tem   limite   mínimo   nem   máximo   de   páginas,   contudo   deve   ser subdividido nos seguintes capítulos:

         I- Entradas, Sopas
         II- Peixes, Marisco
         III-Carnes
         IV- Sobremesas
         V- Bebidas (sumos e batidos)

         3.2. No   livro  deverá   constar   obrigatoriamente   o   título  do   mesmo   (que   deve   ser   criativo),  a escola a que pertence e a referência ao concurso e à entidade promotora (LPCC – NRN).

         3.3. O prazo de entrega dos livros de receitas termina a 4 de Novembro.

         3.4.  Cada   escola   pode   apresentar   a   concurso   o   máximo   de   3   livros   de   receitas   diferentes, embora apenas um seja obrigatório.

         3.5. Os livros de receitas devem ser entregues à equipa da Educação para a Saúde (Professoras Alexandrina Rodrigues (1ºCiclo), Anabela Silva,Assunção Cunha, Isabel Macedo e Rosa Silva (EB 2/3) que posteriormente os enviarão para  a entidade organizadora.

         4. Formalização das inscrições

         A      inscrição     é     obrigatória      e   deverá        ser    feita     através     de    e-mail      para
         educacaosaude.nrnorte@ligacontracancro.pt.

         5. Júri de Selecção
         Os livros de receitas serão avaliados por um júri composto por 3 elementos especialistas na
         área da saúde e nutrição.

         6. Critérios de selecção

         O júri avaliará os trabalhos de acordo com os seguintes critérios:

             a) Diversidade e escolha eficaz de alimentos saudáveis;
             b) Modos saudáveis de confeccionar a alimentação;
             c) Reutilização de desperdícios alimentares;
             d) Modo de apresentação do livro de receitas.

         7. Prémios

         7.1. Serão atribuídos prémios aos 3 melhores livros de  receitas recebidos, que consistem no
          reconhecimento   da   escola   vencedora   nos   meios   de   comunicação   social   e   ainda,   um   brinde surpresa.

         7.2. Os vencedores serão apresentados nas plataformas interativas do DES: Facebook e Blog.

         8. Promotores do Concurso

         O    departamento       de  Educação     para   a  Saúde   da  Liga   Portuguesa     Contra   o  Cancro-Núcleo Regional    do   Norte  assume-se      como    o   responsável    pela   dinamização     do concurso    e fará divulgação sobre o mesmo no seu facebook e blog

          9. Disposições finais

         9.1. A participação neste concurso pressupõe a plena aceitação do presente regulamento, com as   alterações   que,   a   qualquer   momento   venham   a   ser   introduzidas   pelos   promotores,      bem como a aceitação dos resultados e de todas as decisões, em especial do Júri.

         9.2.  Os    casos   omissos    do   presente    regulamento      serão   resolvidos   pelo   Departamento  de Educação para a Saúde da LPCC.                                                        

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género