Avançar para o conteúdo principal

Concurso Green Chef da DECOJovem

 
Este concurso tem como principal objetivo sensibilizar os jovens e as suas famílias para a importância do combate ao desperdício alimentar.
Estima-se que em Portugal se desperdiça cerca de 1 milhão de toneladas de alimentos por ano, 324 mil das quais em casa, segundo o Projeto de Estudo e Reflexão sobre Desperdício Alimentar (PERDA), desenvolvido pelo Centro de Estudos e Estratégias para a Sustentabilidade. Produtos que passam o prazo de validade, ou que perdem a sua frescura e vão para o lixo sem serem consumidos, refeições que se cozinham em excesso não se fazendo o aproveitamento de sobras, são alguns dos exemplos.
À escala mundial cerca de um terço dos alimentos produzidos para consumo humano (1,3 mil milhões de toneladas), são desperdiçados por ano, segundo o relatório da Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO). Enquanto nos países menos ricos a maioria das perdas ocorre nas fases iniciais (produção agrícola) e intermédias da cadeia de abastecimento, nos países mais desenvolvidos dá-se sobretudo no consumo. Nestes, é o comportamento do consumidor a principal razão para o desperdício alimentar assim como a descoordenação entre produtores e distribuidores. Por exemplo, há alimentos desperdiçados devido a normas de qualidade que rejeitam alimentos quando a forma e a aparência não são perfeitas.
O desaproveitamento nos países industrializados (222 milhões de toneladas) é quase tão alto como a produção total líquida de alimentos na África Subsariana: 230 milhões de toneladas. São números que nos obrigam a pensar!
Para combater este desperdício, o consumidor deve…
mudar o seu comportamento,
começar a planear melhor as compras dos produtos alimentares e não comprar demasiado,
armazenar corretamente os alimentos em casa e a avaliar as suas reais necessidades,
não cozinhar em excesso e evitar a inutilização de comida.

Com a realização do Concurso “Green Chef da cozinha” a DECOJovem pretende que os alunos:
- Conheçam as formas de desperdício alimentar ao longo da cadeia alimentar
- Sejam sensibilizados para o combate ao desperdício alimentar em suas casas
- Compreendam os custos ambientais, económicos e sociais associados ao desperdício alimentar
- Sejam agentes ativos no combate ao desperdício alimentar em casa e na sua escola

Quem pode concorrer ao Concurso “Green Chef da cozinha”?
Podem participar no concurso alunos das escolas DECOJovem dentro dos seguintes escalões:
1.º escalão: alunos do 1º ciclo do ensino básico das Escolas DECOJovem
2.º escalão: alunos do 2º e 3.º ciclo do ensino básico das Escolas DECOJovem
3.º escalão: alunos do ensino secundário e profissional das Escolas DECOJovem

As equipas de alunos
Serão aceites a concurso inscrições de equipas de alunos do mesmo ano letivo, dentro dos escalões definidos no concurso. As equipas devem ser constituídas por 3 a 5 alunos e por um professor responsável. O professor pode inscrever uma turma com várias equipas.
Como concorrer?
As equipas devem fazer uma pré-inscrição no concurso, preencher a ficha de projeto e realizar um vídeo culinário onde apresentem uma receita culinária com o aproveitamento de sobras alimentares ou de refeições. O vídeo deve ser submetido à DECOJovem para ser inserido numa galeria e sujeito a votação. Os mais votados e apreciados pelo júri serão os vencedores e haverá prémios fantásticos.
Etapas do concurso:
1.   O professor deve apresentar o concurso aos seus alunos e estimular a sua participação com ideias criativas! É muito importante que o tema do desperdício alimentar seja apresentado e explorado pelo professor quanto aos seus objetivos.
2.  O professor deve auxiliar os alunos a constituírem as equipas e a efetuar a pré-inscrição manifestando o interesse em concorrer. O formulário de pré-inscrição deve ser devidamente preenchido e enviado para a DECOJovem (e-mail: decojovem@deco.pt) Prazo para pré-inscrições : 30 de setembro a 29 de novembro de 2013
Download formulário pré-inscrição

3.  As equipas devem elaborar uma ficha de projeto com o objetivo de planear e organizar o trabalho que irão desenvolver. A ficha de projeto deve ser enviada para a DECOJovem (e-mail: decojovem@deco.pt) sendo uma etapa obrigatória e importante do concurso. Após a submissão da ficha de projeto, a equipa da DECOJovem entrará em contato com o professor responsável da equipa, garantindo assim que o trabalho a realizar vai ao encontro dos objetivos do concurso. Prazo para submissão da ficha de projeto: até 29 de novembro de 2013
Download ficha de projeto

Nesta fase, as equipas já devem construir o guião para a realização do vídeo (definir a receita, o texto de locução, as personagens, os diálogos, as imagens, os cenários, etc.).Os alunos devem fazer recolhas de receitas com aproveitamento de sobras de refeições, privilegiando a pesquisa junto da sua família e na sua comunidade. Deve ser justificada a opção da escolha da sua receita dentro dos objetivos estabelecidos pelo concurso.
4. As equipas devem produzir o vídeo culinário com a duração máxima de 5 minutos onde apresentação uma receita. No vídeo devem constar obrigatoriamente: título; apresentação; confeção da receita; empratamento; lista de ingredientes; ficha técnica do vídeo.
5. O vídeo deve ser publicado no youtube e o link deve ser enviado para a DECOJovem (e-mail: decojovem@deco.pt). Prazo para submissão do video: 6 de dezembro de 2013 a 13 de janeiro de 2014
6. Os vídeos submetidos e aprovados pela DECOJovem serão colocados na galeria do concurso no site da DECOJovem para votação. Para garantir uma elevada votação recomenda-se a sua divulgação no blog/site da escola. Prazo para votações online: 6 de dezembro de 2013  a 31 de janeiro de 2014
Os vídeos com melhor qualidade técnica, melhor receita e com mais votações serão submetidos à análise do júri.
Documentação de apoio:
Para a participação neste concurso e encontrar informação relevante para enquadrar e explorar o tema, recomendamos a consulta do dossiê sobre o desperdício alimentar e a biblioteca DECOJovem
Júri:O júri atribuirá a cada trabalho uma pontuação, tendo em atenção um conjunto de elementos de avaliação: qualidade técnica dos conteúdos; criatividade/originalidade; impacto na escola e na comunidade; o n.º de votos on-line; apresentação dos elementos solicitados para a descrição do projeto.
Os vencedores do concurso serão anunciados a 28 de fevereiro de 2014
Prémios:
O video mais pontuado e melhor avaliado pelo júri em cada escalão terá direito aos seguintes prémios:
- 1 leitor de e-book para o professor responsável
- 1  action cam para cada um dos alunos


Cozinha contra o desperdício alimentar e contribui para um futuro mais sustentável!

Boa sorte!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género