Avançar para o conteúdo principal

Novo desafio DECOJOVEM


SOBRE O DESAFIO


Gestos contra os resíduos 2ªediçãoA Semana Europeia de Prevenção de Resíduos realiza-se de 16 a 24 de novembro e a DECOJovem com a segunda edição do Desafio “Gestos contra os resíduos” pretende novamente sensibilizar os alunos para a importância de não se produzir tantos resíduos.
Sabias que a produção de resíduos tem impactes ao nível ambiental, económico e social?
E que existem vários gestos que podemos colocar em prática no nosso dia-a-dia para reduzir resíduos como:
- Usar sacos reutilizáveis
- Evitar o desperdício alimentar
- Colocar autocolante “PUBLICIDADE AQUI NÃO” na caixa de correio
- Doar roupa/equipamentos que já não são usados
- Escrever nos dois lados da folha
- Reduzir as impressões e utilizar a opção frente e verso
- Preferir produtos com menos embalagem
- Preferir produtos recarregáveis/reutilizáveis
- Preferir produtos com o rótulo ecológico europeu
- Preferir produtos a granel ou em formatos grandes
- Pedir emprestado ou alugar as ferramentas/materiais/bens
- Preferir a água da torneira à engarrafada
- Fazer compostagem


COMO PARTICIPAR?
Coloca em prática um destes gestos, tira uma fotografia original e escreve uma frase sobre a importância da prevenção de resíduos.
 

Envia a fotografia juntamente com a frase até 19 de novembro 
                                                                                            ( Atenção ao PRAZO)

E lembra-te que o pretendemos é saber o que fazes para prevenir a produção de resíduos e não o que fazes com os resíduos já produzidos (recolha seletiva/separação/reciclagem).
 

Pede ajuda ao teu professor! :)


HÁ PRÉMIOS?
As melhores fotografias farão parte da fotogaleria que a DECOJovem vai lançar durante a Semana Europeia de Prevenção de Resíduos. E também teremos prémios para oferecer!


QUEM PODE PARTICIPAR?
Todos os alunos do ensino básico, secundário/profissional .

Só serão aceites fotografias a título individual.

QUAIS AS REGRAS?
- O aluno não deve aparecer de forma a que possa ser identificado
- Não serão aceites a concurso trabalhos em formato digital (construídos no powerpoint ou outros programas informáticos)
- Preencher todos os dados pedidos na submissão da fotografia
- A frase sobre a importância da prevenção de resíduos deve ser colocada no campo da descrição (não colocar na fotografia)



E deixamos-te uma sugestão: aposta na criatividade e passa a palavra divulgando a fotografia junto dos teus colegas, amigos e familiares!

Os resultados serão anunciados no Facebook da DECOJovem
Contamos contigo!



Se participares, por favor envia também a foto e o respetivo comentário para o e-mail gaafprado@escolasprado.com para que possamos também divulgar os trabalhos dos  nossos alunos neste blogue ...  :)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género