Avançar para o conteúdo principal

UNIDOS PELA SAÚDE DO CORAÇÃO



Respondendo a um desafio da UCC de Vila Verde, que através da equipa de saúde escolar, está a promover durante o meses de Abril e Maio uma série de actividades cujo slogan é : UNIDOS PELA SAÚDE DO CORAÇÃO, solicitamos a todos os Directores de Turma que motivassem os seus alunos para que, hoje de manhã os alunos usassem uma camisola vermelha e  no final do intervalo das 10 h se dirigissem para o campo desportivo exterior, de forma a desenhar um coração gigante.

 

Esta foi também uma forma de manifestar a nossa gratidão aos homens e mulheres que nesta manhã, num gesto altruísta e solidário, vierem participar na Dádiva de Sangue realizada com a colaboração do Instituto Português do Sangue. 


Contamos com 40 dádivas,  nesta iniciativa do Departamento de Matemática e Ciências experimentais, mantendo a nossa Comunidade Educativa um grande espírito de entrega e solidariedade.
 
 Solicitamos ainda aos professores que nesse dia 2 terminavam a sua aula às 9.55 h que dediquem os últimos minutos da sua aula a projectarem e a comentarem com os alunos um powerpoint  elaborado pela UCC de Vila Verde, sobre Saúde do Coração.


 Aqui fica o nosso agradecimento em forma de coração...

Obrigado a todos quantos participaram na Dádiva de Sangue e na realização do coração...alunos, professores e assistentes operacionais e administrativos.


Foi uma primeira experiência, sentimos que existiram problemas de comunicação pois muitos alunos não foram avisados da actividade, mas ficamos com vontade de repetir e da próxima vez queremos afazer um coração ainda maior...
 






Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género