Avançar para o conteúdo principal

Porto - Seminário "Mudanças com Arte" -22 de maio de 2013

Este foi o grupo de alunos e professores que representaram a nossa escola no Seminário final do "Mudanças com Arte", promovido pela UMAR e que tinha como objetivo a divulgação dos trabalhos elaborados pelos alunos das diferentes escolas que integraram esse  projeto neste ano letivo.



Querer respeito nas diferenças é um exercício a duas mãos...
um começa e o outro termina...


Aceitar e respeitar as diferenças faz toda a diferença na vida...





O Seminário realizou-se ao longo de 2 dias (21 e 22 de Maio) na Faculdade de Engenharia do Porto.
Foram apresentados trabalhos muito interessantes em diferentes e originais formatos : peças de teatro, recreação de um vídeo-clip "Where is the love?", videos, canções, poemas, e a nossa escola, respeitando a melhor tradição local apresentou um painel de "lenços de namorados", nos quais foram destacadas algumas frases referentes aos temas do racismo, dos preconceitos e dos estereótipos, bem como algumas frases de autores célebres sobre a mesma temática.
As apresentações dos trabalhos eram intercalados com pequenas intervenções de responsáveis de Escolas e Instituições, contextualizando a necessidade sempre evidente de se trabalhar estas temáticas nas escolas e realçando o bom trabalho realizado por professores e alunos.
Nos diversos paineis foram abordadas as seguintes questões:
 
Quanto mais me amas, + gosto de ti, 
A Violência não é o meu género, 
Quem ama, não maltrata
Ciúme não é amor Pela Igualdade de Género, 
Viver com as diferenças; 
Em busca da Igualdade
Protagonistas da Mudança: + cidadania - violência;



Além dos "lenços de namorados" os nossos alunos das turmas do 7ºA, 7ºB e 7ºC apresentaram também vários filmes, uma canção pelo Tiago (7ºA) e uns folhetos sobre a temática da Violência, tanto em contexto escolar como no namoro.

Os alunos puderam assim expressar da  forma  que melhor souberam todos os conceitos e conteúdos abordados nas sessões realizadas desde o início do ano  com a Drª Cecília Loureiro, a quem os alunos da nossa escola agradeceram no Seminário por todo o apoio que lhes prestou ao longo do trabalho, bem como aos professores que, na escola, os apoiaram e incentivaram para a realização dos seus projectos.
 



Igualdade está escrita nas entrelinhas da palma da mão. O aperto entre elas não diferencia, aproxima... 


As diferenças devem ser compensadas por uma única igualdade: o respeito mútuo.


Viver a diferença é trabalhar para a igualdade.





O importante é deixar plantada nos alunos a semente , para que propaguem a mensagem de igualdade, respeito pela diferença, tolerância e não-violência.
Os alunos participaram empenhadamente nesta atividade e agradecem à direcção da Escola,  que financiou o transporte e adquiriu os materiais necessários e aos professores que os apoiaram e acompanharam,  a possibilidade de participar neste Seminário, onde puderam demonstrar as suas competências e divulgar o seu trabalho perante uma plateia animada e recheada de jovens alunos de várias escolas.
Foi o ano de "estreia" da nossa escola neste projeto, mas foi uma aposta ganha e os trabalhos apresentados, bem como o comportamento dos nossos alunos, deixaram-nos extremamente orgulhosos.
Mais importante que as produções artísticas apresentadas foi todo o processo que os motivou, as reflexões, o trabalho realizado por alunos, professores e técnicos da UMAR.
A mensagem mais ouvida aos jovens convidados e artistas neste Seminário foi "Que sejam todos felizes" e é nessa procura de felicidade para todos que encontramos a Escola,  que deseja também dar o seu contributo para a felicidade de cada um em particular e da Sociedade em geral.

Ou como disse uma jovem aluna do 9ºano da Escola Augusto GIl (Porto) 
" desejo-vos que encontrem o AMOR e o espalhem..."

Comentários

Cecília disse…
Como estou orgulhosa dos " nossos meninos e meninas do 7º A, B e C... maravilhosos/as, fiquei com o coração cheeinho de amor, alegria e esperança de que eles/elas possam ser motores para a Mudança de uma sociedade mais tolerante e pacífica!
Obrigada Drª Isabel Macedo pelo seu trabalho e envolvimento pela mudança em prol da igualdade e da saúde ( física e psicológica) dos/as jovens.
Agradeço também toda a ajuda dos/as docentes pelo empenho e dedicação.
Parabéns Escola de Prado !

Mensagens populares deste blogue

JI de Cabanelas - Sala 1

Algumas atividades feitas pelas crianças da sala do jardim de infância de Cabanelas da sala 1.                           A educadora                          Liliana Mota  Parabéns aos jovens artistas ...

SEMANA DA SAÚDE / 2024

  O AE de Prado realizou a SEMANA DA SAÚDE /2024 , que teve como  objetivo a realização de variadas atividades com algumas entidades parceiras e a apresentação dos trabalhos efetuados pelos alunos com a temática da Saúde. Relembramos que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de "saúde", é mais do que ausência de doença, representa uma situação de completo bem-estar físico, psíquico e social. Inclui também a adequação do sujeito individual ao meio em que está inserido. Durante a Semana da Saúde, promovida pela equipa PES/GAAF,  foram realizadas as seguintes atividades: Teatro “ Já sei ligar ao 112” - pela   Equipa da Saúde Escolar para o pré-escolar (Cabanelas). A saltar e a brincar da saúde estamos a cuidar - aula de motricidade no JI de Prado com a profª Mª João Costa  Unidade de Saúde dos Bonecos com equipa da   Saúde Escolar   ( JI de Cervães e JI de Oleiros) Aula de yoga com docente Maribel Loureiro ...

No poupar está o ganho - Programa de literacia financeira

A Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES)  "No Poupar Está o Ganho"  visa combater o défice de literacia financeira e transmitir às crianças e jovens conhecimentos para o desenvolvimento de competências que lhes permitam, hoje e no futuro, a tomada de decisões financeiras informadas e responsáveis, contribuindo também para a melhoria do seu desempenho a nível escolar. A IIES “No Poupar Está o Ganho” consubstancia-se num programa integrado, implementado em regime de continuidade, ao longo do ano letivo. Este programa disponibiliza a professoras/es e alunas/os todos os recursos educativos necessários à aprendizagem de conceitos, concretização de objetivos e definição de prioridades, capacitando-os e dando o apoio necessário à implementação desta temática em contexto escolar. O programa está adaptado aos vários ciclos de ensino e todos os conteúdos vão de encontro aos temas constantes do Referencial de Educação Financeira. O projeto “No Poupar Está o Ganho”, inic...