Avançar para o conteúdo principal

Semana da Saúde no Agrupamento de Escolas de Prado


De acordo com o PAA vai decorrer entre 29 de Abril e 3 de Maio, no nosso Agrupamento a  Semana da Saúde 2013, com um conjunto de actividades que decorrerão em todos os JI, EB1 e na EB 2;3.


Na EB 2/3 ela prolongar-se-á um pouco mais, pois foi necessário conciliar as disponibilidades das nossas colaboradoras externas com o horário dos alunos, tentando que as sessões não colidissem com aulas de disciplinas onde os alunos serão sujeitos a avaliação externa e isso nem sempre é fácil.

 OFICINAS PRESSE ( 8º e 9º anos e CEFs)
e
Sessões sobre 1ºS SOCORROS e PREVENÇÃO DE ACIDENTES (9ºano + CEFs+ PIEFs)
e
Sessões sobre “Namorar com Fair-Play” (7ºD + 8ºA)







Local : Sala 17
 (com excepção do dia 14 de Maio, quando o  8ºA mantém a sua sala habitual para a Oficina PRESSE)

Responsáveis pelas Sessões e fundamentação destas opções temáticas

1ºS SOCORROS E PREVENÇÃO DE ACIDENTES --» Enfª Cristina Duarte
Queremos assegurar que os alunos antes de saírem desta Escola (9ºano e PIEFs) trabalhem esta questão básica para o exercício de uma cidadania informada e ativa, antecipando já o que um novo Despacho prevê para o próximo ano lectivo, de que todos os alunos do 3ºciclo terão obrigatoriamente de 6 a 8 horas de formação, na Escola, sobre Suporte Básico de Vida.
 

Oficinas PRESSE --» Enfªs Lurdes Gonçalves e Mª do Céu Morais.
Nestas sessões serão dados ou reforçados alguns conteúdos do PRESSE, nomeadamente sobre o uso do preservativo e normas básicas de segurança (8ºano), cálculo do período fértil e utilização inteligente da pílula do dia seguinte (9ºano e turmas CEF), questões básicas e que deverão ser devidamente consolidadas para que os alunos possam vivenciar a sua sexualidade com saúde e segurança. Pretende-se também proporcionar um espaço privilegiado para partilha de dúvidas, angústias e experiencias entre os alunos e duas profissionais da saúde especializadas na temática. 

Namorar com Fair-Play ---» Jovens voluntárias do IPDJ : Carla Pereira (psicóloga) e Sofia Pinheiro (licenciada em serviço social)
Depois de trabalharmos a questão da Igualdade de Género e a Violência no Namoro com as turmas A, B e C do 7ºano, através do projecto Mudanças com Arte da UMAR, que decorre já desde Janeiro e que se encontra na fase em que os alunos estão a elaborar os seus projectos que irão apresentar no Seminário final que decorrerá no Porto em 22 de Maio, prolongamos agora o desenvolvimento dessa temática à turma do 7ºano em falta, o 7ºD e ao 8ºA.Namorar com fair-play é um projecto de voluntariado jovem na área da prevenção da violência no namoro, e aposta na prevenção da vitimização de jovens e da violência simbólica relacionada com as desigualdades de género, procurando combater, eficazmente, a violência no namoro que afecta os/as elementos mais permeáveis da nossa sociedade “os/as jovens”. Pretende ainda contribuir para eliminar estereótipos de género, promover uma cultura de não-violência, cidadania, relações interpessoais e sociais que permitam a igualdade de género e de oportunidades, alterar percepções práticas e comportamentos face às situações de violência no namoro.






Divulgação de trabalhos dos alunos
Durante esta semana serão projectados e/ou expostos no Polivalente trabalhos desenvolvidos pelos alunos no âmbito da Educação para a Saúde.
É o caso de um PowerPoint elaborado pelos alunos do 8ºA, 8ºB e 8ºC, coordenados pelo professor Nuno Almeida e que correspondeu a um desafio da Liga Portuguesa contra o cancro. Trata-se de uma recolha de cartazes usados em todo o mundo nas campanhas de prevenção do cancro da mama.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género