Avançar para o conteúdo principal

Teatro/Debate “ Macacos e Pombos …”



Teatro/Debate “ Macacos e Pombos …”
pela Companhia de Teatro Usina
Tema: Violência em contexto escolar
Data: Dia 28 de Maio de 2013
Horário : 15 horas
Local: Auditório da Junta de freguesia de Prado
Destinatários: Todos os alunos do 7ºano
Dinamizadores: Gabinete de Apoio ao aluno e à Familia (GAAF)


 
No âmbito do GAAF (Gabinete de Apoio ao Aluno e á família) do Agrupamento de Escolas de Prado convidamos-te para uma atividade que pretendemos seja um contributo muito positivo para a tua formação, especificamente na área da prevenção da Violência em contexto escolar.
O objetivo é sensibilizar para a temática da violência em meio escolar e o  que te solicitamos é que participes com empenho nesta actividade, que aproveites a oportunidade e que conheças um pouco sobre o que é o Teatro-Debate enquanto “ferramenta” educativa.
A companhia USINA é uma associação que tem como principal objetivo a promoção de projetos de Intervenção Social que contribuam para o desenvolvimento sustentado da população do nosso país, tanto a nível cultural como social. Está também no primeiro plano das suas preocupações a contribuição para uma melhor saúde física e psíquica dos cidadãos em geral e, neste caso concreto, dos alunos. 
                                                                                                                            GAAF


Ficam aqui alguns depoimentos de alunos de uma outra escola…
A propósito do título…
O macaco é um animal muito mexido, grande, consegue ser muito forte e o pombo é um animal pequeno mas, por vezes, consegue ser bastante mau para qualquer outro animal.
Os macacos têm mais autoridade que os pombos
Os macacos são mais agitados e os pombos são mais passivos.
Uns são brincalhões e outros sossegados, mas às vezes os papéis invertem-se…
Até os pombos conseguem ser como os macacos.
A realização desta peça junto dos alunos é importante porque…
Há muitos alunos a sofrerem do bullying e existem muitos agressores.
Nem todos os alunos sabem muito bem o que é o bullying, pensam que é só lutar mas há também outros tipos de violência.
Os alunos conseguem saber o que se deve fazer quando estamos numa situação de violência na escola.
Acontece muito nas escolas e achei bastante forte mas importante de mostrar aos alunos e professores.



N

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género