Avançar para o conteúdo principal

Concurso Trocado por Miúdos



"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino".( Paulo Freire )



De onde vêm os sonhos? Porque é que os animais não falam como nós? Quem é Deus? Por que razão não podemos viver para sempre? De que são feitos os arco-íris? Porque é que o mar é salgado?

Quantas vezes queres fazer uma pergunta mas não sabes a quem? E quantas vezes os adultos não sabem o que te responder?
A Porto Editora e as Aldeias de Crianças SOS dão-te agora a oportunidade de veres todas as tuas curiosidades respondidas.
Consulta o regulamento com os teus pais ou professores e deixa a tua pergunta. Depois, uma equipa de especialistas de várias áreas responderá às 50 melhores perguntas no livro Trocado por Miúdos que a Porto Editora vai editar até ao final do ano.



Participa já e faz parte deste livro. Deixa a tua pergunta!



QUAIS OS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DAS PERGUNTAS?
Esperamos receber perguntas divertidas, criativas e inspiradas. Porém, dado o cariz educativo do livro, aquelas deverão sempre dirigir-se a uma área concreta do saber, em vez de satisfazerem uma curiosidade pessoal. Por exemplo, a um astrónomo seria interessante perguntar como se formou o universo, mas não o que costuma tomar ao pequeno-almoço!

Deverão, além disso, ter até  400 caracteres e poderão ser

• perguntas de carácter geral

• relativas a uma disciplina escolar

• dirigidas a um especialista em concreto («Se pudessem fazer uma pergunta ao Prof. Carlos Fiolhais, o que gostariam de saber?»)

• perguntas que abordem temas da atualidade, como a crise, a intervenção da troika, o novo Acordo Ortográ­fico ou outros

ATÉ QUANDO?
As perguntas poderão ser introduzidas no site www.portoeditora.pt/trocadopormiudos

até 31 de maio de 2013.

Até lá, o site será atualizado com o nome dos especialistas que contribuirão com as suas respostas, com pequenos spots de vídeo, com o progresso da recolha de perguntas em cada área temática e outras novidades.

As grandes áreas temáticas são cinco:

1) Artes (incluindo Literatura, Música, Cinema, Teatro, Arquitetura, Design, Artes Plásticas) e Língua Portuguesa

2) História, Filoso­fia e Religião

3) Novas tecnologias e Media

4) Ciências, Saúde e Desporto

5) Política, Economia, Cidadania e Solidariedade


PORQUÊ PARTICIPAR?
Porque, como disse Nelson Mandela, “a educação é a mais poderosa arma que podemos usar para mudar o mundo”.

Mas também porque este é um livro solidário. E porque a solidariedade é a mais poderosa arma que podemos usar para mudar o país. Por cada livro vendido, 1 € reverterá a favor das Aldeias de Crianças SOS.

Todos os alunos do 5ºA e do 5ºB já tiveram oportunidade de participar...
Faz como eles, usa a tua imaginação e capacidade de analisar o Mundo e aproveita  a oportunidade para veres esclarecidas todas as perguntas que te  inquietam...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género