Avançar para o conteúdo principal

Promoção da Saúde Mental em Contexto Escolar

 

É cada vez mais urgente atuar na Saúde Mental! As notícias que têm saído nos media alertam-nos para esta realidade, atestando as evidencias que têm surgido a este nível. A Organização Mundial de Saúde diz que os casos de ansiedade e depressão aumentaram 25% em todo o mundo, dados que podem ser apenas a ponta do iceberg. Um dos grupos mais afetados foram os mais jovens. Em Portugal, estima-se que um em cada dois jovens em idade escolar está em sofrimento psicológico. O que significa que em qualquer turma há fortes probabilidades de metade dos alunos estarem a ser afetados.

Em setembro de 2021, a UNICEF Portugal lançou uma iniciativa com o nome “Tenho Voto na Matéria”, que teve como objetivo dar voz às crianças e aos jovens neste período de reflexão e debate de ideias para as eleições autárquicas. Cerca de 9.306 crianças e jovens de todos os distritos do país, entre os 6 e os 18 anos de idade, responderam à consulta nacional “Tenho Voto na Matéria”, com o objetivo de recolher os contributos de crianças e jovens de todo o país sobre o que pensam e desejam para as suas comunidades.
A saúde mental (20,8%), a discriminação (16%), a internet e as redes sociais (11,6%) surgem nos resultados como as três principais preocupações das crianças e dos jovens.

A Saúde Mental é uma emergência nacional. Pela primeira vez, todos os setores da sociedade estão de acordo, é a hora de atuar.

E agora, o que importa? 

  • Importa dar significado aos resultados desta consulta em cada território e em cada lugar de Portugal;
  • Importa perceber o que significam estes números e estas preocupações nos espaços que as crianças e jovens habitam; 
  • Importa pensar e colocar em prática uma prevenção continuada que envolva os professores, com ações de reforço e que compreenda, também, elementos exteriores como a família e a comunidade (a grande maioria dos programas de prevenção acaba por falhar por não serem aplicados de forma sistemática, pois apenas preveem a aplicação de algumas sessões)

Importa que as escolas integrem, intencionalmente, nos currículos, a Promoção de Competências Sociais, Emocionais e de Saúde Psicológica. E que reforcem a implementação de programas, projetos e/ ou estratégias que visem aumentar os fatores de proteção da Saúde Psicológica e da inclusão de todos os alunos.
GAAF/PES


Comentários

Mensagens populares deste blogue

JI de Cabanelas - Sala 1

Algumas atividades feitas pelas crianças da sala do jardim de infância de Cabanelas da sala 1.                           A educadora                          Liliana Mota  Parabéns aos jovens artistas ...

SEMANA DA SAÚDE / 2024

  O AE de Prado realizou a SEMANA DA SAÚDE /2024 , que teve como  objetivo a realização de variadas atividades com algumas entidades parceiras e a apresentação dos trabalhos efetuados pelos alunos com a temática da Saúde. Relembramos que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de "saúde", é mais do que ausência de doença, representa uma situação de completo bem-estar físico, psíquico e social. Inclui também a adequação do sujeito individual ao meio em que está inserido. Durante a Semana da Saúde, promovida pela equipa PES/GAAF,  foram realizadas as seguintes atividades: Teatro “ Já sei ligar ao 112” - pela   Equipa da Saúde Escolar para o pré-escolar (Cabanelas). A saltar e a brincar da saúde estamos a cuidar - aula de motricidade no JI de Prado com a profª Mª João Costa  Unidade de Saúde dos Bonecos com equipa da   Saúde Escolar   ( JI de Cervães e JI de Oleiros) Aula de yoga com docente Maribel Loureiro ...

No poupar está o ganho - Programa de literacia financeira

A Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES)  "No Poupar Está o Ganho"  visa combater o défice de literacia financeira e transmitir às crianças e jovens conhecimentos para o desenvolvimento de competências que lhes permitam, hoje e no futuro, a tomada de decisões financeiras informadas e responsáveis, contribuindo também para a melhoria do seu desempenho a nível escolar. A IIES “No Poupar Está o Ganho” consubstancia-se num programa integrado, implementado em regime de continuidade, ao longo do ano letivo. Este programa disponibiliza a professoras/es e alunas/os todos os recursos educativos necessários à aprendizagem de conceitos, concretização de objetivos e definição de prioridades, capacitando-os e dando o apoio necessário à implementação desta temática em contexto escolar. O programa está adaptado aos vários ciclos de ensino e todos os conteúdos vão de encontro aos temas constantes do Referencial de Educação Financeira. O projeto “No Poupar Está o Ganho”, inic...