Avançar para o conteúdo principal

DIA EUROPEU DO DESPORTO NA ESCOLA - 30 DE SETEMBRO DE 2022

 

Dia Europeu do Desporto na Escola está integrado na Semana Europeia do Desporto, que se realiza na última semana de setembro. Esta iniciativa iniciou-se em 2015 e teve como objetivo promover o desporto e a atividade física em toda a Europa, através da realização de um conjunto alargado de atividades dirigidas a toda a população, independentemente da idade ou do nível de preparação física.

Neste contexto, os alunos em idade escolar representam um segmento especialmente importante na promoção da atividade física e do desporto, tendo em conta que é nesta etapa da vida que as crianças e os jovens adquirem as bases da sua literacia motora e adotam hábitos de vida saudáveis. Por esta razão, a Semana Europeia do Desporto em Portugal tem um dia reservado exclusivamente para as Escolas, o Dia Europeu do Desporto na Escola, a exemplo do que acontece em 42 países.

Em 2022, este dia foi celebrado no dia 30 de setembro (6ª feira).

O envolvimento no desporto e atividade física encontra-se num mínimo histórico. Em muitos Estados-Membros, esta é uma tendência que se está a agravar tanto em jovens como em adultos. Não é apenas a saúde e o bem-estar das pessoas que estão em risco, mas também a nossa sociedade e a economia em geral.

Inspirar a nossa comunidade escolar a ser ativa (#BeActive) pode ajudar a reverter estas tendências alarmantes. E qualquer um pode fazê-lo, independentemente da idade, do contexto ou da condição física. Salte, dance, nade, corra... mexa-se! Por isso, tentamos fazer com  que as nossa escola seja ativa (#BeActive) durante pelo menos 120 minutos!

Pretendia-se que cada Escola tivesse autonomia para construir o seu plano de atividades para este dia e  divulgasse amplamente o mesmo, dispondo para esse fim dos recursos gráficos disponíveis no site do evento (http://www.essd.eu/pt-pt/).

Ao aceitarmos este desafio e implementado atividades destinadas à nossa comunidade educativa, passamos a integrar o movimento #BeActive, promovido pela Comissão Europeia.

Este ano, o tema associado ao Evento era Green in Sport – Desportos na Natureza”. com o desafio às escolas de se associarem a este dia incentivando, também, a exploração dos espaços verdes .











Na EB de Prado o Subdepartamento de Educação Física optou por organizar uma caminhada de cerca de 4 Km ao longo da maravilhosa paisagem ribeirinha junto ao rio Cávado, terminando junto às instalações do Clube Náutico de Prado, nosso parceiro estratégio nas aulas curriculares de canoagem e nos grupos/equipa do Desporto Escolar .

Participaram todas as turmas do 5º ao 9ºano acompanhados pelos respetivos docentes e puderam não só apreciar a belissima paisagem mas também a companhia dos colegas, "desligados" dos telemóveis.
Para muitos de nós, caminhar não parece nada de especial. É apenas algo que fazemos todos os dias. Mas caminhar é, na verdade, uma das melhores formas de exercício  que existe. 
Vários estudos mostram que essa forma simples de movimento tem uma grande variedade de benefícios, incluindo melhor saúde física e mental, maior atenção e habilidades de comunicação aprimoradas.


Da parte de tarde, e respondendo também a outro dos objetivos deste dia que era o de estabelecer parcerias com  entidades da Educação e do Desporto, tais como Clubes, Coletividades, Federações Desportivas e Autarquias locais, cuja presença demonstrasse a importância do Desporto no Sistema Educativo, tivemos a honra de  poder contar com a colaboração do treinador da equipa de futsal sub-19 do SC de Braga, Afonso Laranjo.
No seguimento do torneio inter-turmas de futsal realizado no ano anterior para as turmas do 8ºano, foram selecionados 20 alunos de todas as turmas que estão agora no 9ºano e realizaram um treino orientado pelo "mister" do SC de Braga que terminou com o convite feito a alguns dos alunos para irem treinar ao clube arsenalista.


Foi um dia em grande, um dia que deu visibilidade ao Desporto Escolar e no papel que este tem na promoção da saúde e condição física, na aquisição de hábitos e condutas motoras e no entendimento do desporto como fator de cultura, estimulando sentimentos de solidariedade, cooperação, autonomia e criatividade, devendo ser fomentada a sua gestão pelos estudantes praticantes, salvaguardando-se a orientação por profissionais qualificados.

A atividade desportiva desenvolvida ao nível do Desporto Escolar põe em jogo potencialidades físicas e psicológicas, que contribuem para o desenvolvimento global dos jovens, sendo um espaço privilegiado para fomentar hábitos saudáveis, competências sociais e valores morais, de entre os quais se destacam:

Responsabilidade
   Espírito de equipa
     Disciplina
       Tolerância
        Perseverança
         Humanismo
           Verdade
            Respeito
              Solidariedade
                Dedicação
                 Coragem


Desejamos que seja mais uma razão para os pais e alunos ponderarem a inscrição e participação dos jovens alunos nas equipas de Desporto escolar existentes no AE de Prado:

Canoagem, Atletismo e Desporto Adaptado ( para todos os escalões etários e ambos os géneros)

Ténis de Mesa ( Iniciados Masculinos)


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género