Avançar para o conteúdo principal

AE de Prado celebra o Dia Mundial do Professor com histórias orientais

 No último dia 06 de outubro de 2022, o Dia Mundial do Professor, celebrado no feriado do dia 05, foi sinalizado no Agrupamento de Escolas de Prado com curtos contos da região do Oriente Médio, que trazem como protagonista o lendário mulá (mestre) Nasrudin. Com suas condutas e falas, o personagem nos conecta com o poder transformador do humor, que nos leva à reflexão. 

Para se ter uma ideia do quanto as histórias são engraçadas e provocativas, vejamos só o que dizia um dos três contos narrados pela técnica de teatro Renata Flaiban: 


O Anúncio. O povo estava reunido na praça do mercado quando Nasrudin anunciou:

– Amigos deste lugar! Querem conhecimento sem dificuldade, realização sem esforço e progresso sem sacrifício?

Logo havia uma multidão em sua volta gritando:

– Queremos, queremos!

Então, Nasrudin disse:

– Calma! Acalmem-se! Eu também quero. 

Se, algum dia, em algum lugar, eu me deparar com qualquer coisa parecida com isso que lhes anunciei, podem confiar em mim! Virei prontamente até aqui, para contar-lhes tudo a respeito.



Entre um conto e outro, os professores e as 

professoras foram convidados a participar, 

fazendo pontuações sonoras com os 

instrumentos de percussão:


queixada, flexatone e metalofone. 



Todas escolas do Agrupamento: Eb2/3, Eb1, Escolas 

básicas de Cabanelas, Sobral e Oleiros, mais os Jardins de 

Infância receberam este mimo preparado pela equipa 

GAAF (Grupo de Apoio ao Aluno e Família).

                

Renata Flaiban

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género