Avançar para o conteúdo principal

O Vilaverdense 15 de abril

EB de Prado está a assinalar a Semana da Saúde com diversas actividades

A Escola Básica de Prado está a assinalar, desde segunda e até à próxima sexta-feira, a Semana da Saúde, com a realização de diversas actividades. Hoje, o dia arrancou com uma actividade de aventura para os alunos do 4º ano do Centro Escolar de Prado, seguindo-se uma acção de primeiros socorros. Para as 11h50 está marcado o lançamento da campanha “Laço Azul”. A última actividade do dia, às 21h, será um “workshop” sobre Energia Fantasma, que envolverá a comunidade e os cursos EFA.
Amanhã, haverá mais actividades, essencialmente dirigidas às diversas turmas da EB de Prado, entre as quais a iniciativa “Junta-te a nós” (sessões de sensibilização para o 6ºano integradas no projecto da LPCC e no de combate ao Tabagismo, dinamizadas pela Unidade de Cuidados Continuados de Vila Verde).
Na sexta-feira, dia que marca o encerramento desta Semana da Saúde, o Centro Escolar de Cabanelas, a EB1 de Oleiros e a EB1 de Sobral integrarão o “Movimento é Saúde”, que consiste num conjunto de actividades desportivas para alunos do 4ºano no pavilhão. Seguir-se-á um torneio inter-turmas de snagolfe, para os alunos do 5º e 6º anos. Na parte da tarde, o torneio será destinado às crianças do 1º ciclo.

Até ao momento, nos dois primeiros dias de actividades, já se realizaram diversas “Oficinas PRESSE” (Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar), dádivas de sangue e uma aula de zumba aberta à comunidade.

---
Redacção
ovilaverdense@gmail.com

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género