Avançar para o conteúdo principal

Mais uma ação concluída com êxito...


Terminou a formação promovida pelo GAAF e destinada a Assistentes Operacionais sobre Comunicação e Gestão de Conflitos.
A Doutora Susana Silva do CLDS Viver + rematou a formação com uma análise SWOT, um instrumento de análise estratégica que permite diagnosticar a situação interna e externa em que se encontra a organização /escola (os seus aspetos positivos e negativos, as suas potencialidades e fraquezas) para que atempadamente se possam definir linhas orientadoras da atividade educativa,articulando as características da comunidade e do meio envolvente com os recursos disponíveis, os projetos  já implementados e os ideais de uma Escola enriquecedora e gratificante,  que deve ser de todos e para todos.
O que é: A famosa matriz SWOT, também dita análise, foi desenvolvida na década de 60 na Universidade de Stanford e, rapidamente, se transformou num exercício/método utilizado por todas as principais empresas do mundo na formulação de suas estratégias.
Significado: O nome, SWOT, é uma sigla que significa Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Por essa razão, o exercício também é conhecimento como análise/matriz FOFA, em português.
como fazer análise swot
Quando usar: Essas áreas são separadas entre análise interna (forças e fraquezas) e análise externa (oportunidades e ameaças). Além disso, também existe a visão dos elementos que ajudam (forças e oportunidades) e aqueles que atrapalham (ameaças e fraquezas). Assim, a SWOT ou FOFA se torna um exercício completo de análise de ambiente que deve ser aplicado em qualquer processo de planejamento estratégico.
Como fazer: O exercício de criar a sua matriz SWOT consiste em levantar o maior número possível de itens para cada área. Portanto, vamos analisar ponto a ponto.
- See more at: http://blog.luz.vc/o-que-e/como-desenvolver-uma-matriz-ou-analise-swot-fofa/#sthash.tBH4eTPi.dpuf

O que é: A famosa matriz SWOT, também dita análise, foi desenvolvida na década de 60 na Universidade de Stanford e, rapidamente, se transformou num exercício/método utilizado por todas as principais empresas do mundo na formulação de suas estratégias.
Significado: O nome, SWOT, é uma sigla que significa Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Por essa razão, o exercício também é conhecimento como análise/matriz FOFA, em português.
como fazer análise swot
Quando usar: Essas áreas são separadas entre análise interna (forças e fraquezas) e análise externa (oportunidades e ameaças). Além disso, também existe a visão dos elementos que ajudam (forças e oportunidades) e aqueles que atrapalham (ameaças e fraquezas). Assim, a SWOT ou FOFA se torna um exercício completo de análise de ambiente que deve ser aplicado em qualquer processo de planejamento estratégico.
Como fazer: O exercício de criar a sua matriz SWOT consiste em levantar o maior número possível de itens para cada área. Portanto, vamos analisar ponto a ponto.
- See more at: http://blog.luz.vc/o-que-e/como-desenvolver-uma-matriz-ou-analise-swot-fofa/#sthash.tBH4eTPi.dpuf
O que é: A famosa matriz SWOT, também dita análise, foi desenvolvida na década de 60 na Universidade de Stanford e, rapidamente, se transformou num exercício/método utilizado por todas as principais empresas do mundo na formulação de suas estratégias.
Significado: O nome, SWOT, é uma sigla que significa Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Por essa razão, o exercício também é conhecimento como análise/matriz FOFA, em português.
como fazer análise swot
Quando usar: Essas áreas são separadas entre análise interna (forças e fraquezas) e análise externa (oportunidades e ameaças). Além disso, também existe a visão dos elementos que ajudam (forças e oportunidades) e aqueles que atrapalham (ameaças e fraquezas). Assim, a SWOT ou FOFA se torna um exercício completo de análise de ambiente que deve ser aplicado em qualquer processo de planejamento estratégico.
Como fazer: O exercício de criar a sua matriz SWOT consiste em levantar o maior número possível de itens para cada área. Portanto, vamos analisar ponto a ponto.
- See more at: http://blog.luz.vc/o-que-e/como-desenvolver-uma-matriz-ou-analise-swot-fofa/#sthash.tBH4eTPi.dpu

Em síntese, as questões levantadas por uma “análise SWOT” para a vida profissional seriam as seguintes:

STRENGTHS/FORÇAS:
Quais são as suas vantagens como profissional? O que é que você faz de melhor? O que é que o mercado, a sua escola, os seus colegas percebem como sendo a sua maior força? Qual o seu grau de esclarecimento e informação sobre o mundo à sua volta? Veja o que o leva a ter maior diferenciação em relação aos  seus concorrentes no mercado de trabalho.

WEAKNESSES/FRAQUEZAS:

Identifique as áreas em que haja maior conflito: quais os  aspectos que pode melhorar? Que tipo de tarefa ou função ainda não faz satisfatoriamente? O que deve ser evitado? Existem queixas do seu superior direto? O que ainda não foi cumprido por si? O que ainda não está a ser comprendido por si na sua área de atuação?

OPPORTUNITIES/OPORTUNIDADES:

Esforce-se para descobrir na sua área de competência as forças que possui e que não estão a ser bem utilizadas: Existe alguma área na qual pode investir e prestar um bom serviço ou oferecer um bom trabalho, mas onde nunca esteve antes? Quais as verdadeiras oportunidades à vista no mercado de trabalho atual? Analise a situação e pense. Leia e estude muito. Atualize-se. Mantenha o contato com os seus colegas próximos e com aqueles que formam o seu grupo de trabalho.
  
THREATS/AMEAÇAS:

Observe o mundo exterior. Seja também um pouco introspectivo para entender o que pode ser prejudicial à sua carreira. Que obstáculos existem pela frente? O que é que os demais profissionais estão a fazer? Alguma nova tecnologia tem a ver com seu trabalho atual? As competências necessárias para a sua área de atuação estão a sofrer alterações? Tem algum tipo de problema financeiro, de desenvolvimento ou outro não identificado? Sente que, de uma forma geral, os demais profissionais, estão a fortalecerem-se ou existem outros fatores impeditivos de ter sucesso na carreira?

Assim, respondendo em consciência e analisando a nossa realidade  pessoal e profissional, podemos traçar o perfil que desejamos para a nossa carreira e definir quais os rumos a seguir a partir daí. Pode ser até que já o façamos de outras maneiras, sem que se queira apelidar de  “SWOT”  mas há que se ter em mente três palavras quando tratamos de carreira: reflexão, planeamento e Ação. Três simples palavras e uma mesma forma de encontrar o caminho.

 


Foi para proporcionar essa necessária reflexão, bem como para planear novas abordagens e estratégias de intervenção que foi desenhada esta ação de formação e consideramos que os objetivos foram plenamente cumpridos.






O nosso agradecimento à Drª Susana Silva pelo empenho e dedicação com que desempenhou esta "tarefa" e fica também registada a vontade dos formandos de manter regularmente momentos e espaços de partilha e de procura  de resposta comum aos conflitos existentes, missão essa que ficará a partir de agora a cargo do GAAF.
GAAF

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género