segunda-feira, 26 de março de 2018

Sempre a tentar melhorar a nossa ação...

Numa época de trabalho intenso nas escolas,  com todas as tarefas associadas às avaliações dos alunos e a burocracia inerente às mesmas, também os Assistentes Operacionais do nosso Agrupamento aproveitarão para participarem num Workshop sobre Gestão de Conflitos, promovido pelo GAAF e dinamizado pela Drª Mª João do CLDS 3G de Vila Verde.

A Gestão de Conflitos constitui uma resposta à inevitável divergência de interesses e de objetivos. Lidar adequadamente com estas situações, criando um clima de confiança, e conseguir soluções através da negociação com vantagens para as partes e para a Organização constitui um desafio para qualquer responsável pela Direção ou gestão de uma Instituição e é nesse sentido que iremos dar continuidade ao desenvolvimento desta temática com quem diariamente contribui para um melhor funcionamento das nossas escolas, no sentido de cada vez  procurar fazer mais e melhor...
Este deve ser o objetivo de todos nós...

Analisar a dinâmica relacional em situações de conflitos

  • Os tipos de conflitos nas organizações: conflitos de crenças e conflitos de recursos escassos.
  • As relações de poder e o seu impacto na dinâmica relacional e na eclosão de conflitos.
  • A comunicação ineficaz como fator de conflito.
  • As relações de força: atitudes de ataque e defesa.

Identificar os estilos pessoais nas situações de conflito

  • Como lida com os conflitos? Conhecer-se melhor a si mesmo – autodiagnóstico do estilo individual de gestão dos conflitos.
  • Conhecer melhor o outro e a forma como ele reage.
  • Selecionar os comportamentos chave e os meios práticos para reforçar uma atitude de base positiva.
  • Ultrapassar os bloqueios pessoais que dificultam a procura de critérios comuns para construir soluções conjuntas.

Desenvolver as atitudes e comportamentos que facilitem a resolução dos conflitos

  • Fases do desenvolvimento dos conflitos: da perceção de incompatibilidade à busca das soluções.
  • Construir e manter um clima de confiança: utilizar um processo de comunicação com base nos interesses mútuos.
  • Potenciar a atitude cooperativa nos outros para facilitar a negociação.

Escolher as estratégias negociais a utilizar: a negociação como forma positiva de resolução de conflitos

  • Caracterizar as situações de negociação na resolução de conflitos. Escolher entre negociar ou não negociar.
  • As principais estratégias de negociação.
  • Escolher a sua estratégia em função do objetivo e da situação...
GAAF 

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