Avançar para o conteúdo principal

Sempre a tentar melhorar a nossa ação...

Numa época de trabalho intenso nas escolas,  com todas as tarefas associadas às avaliações dos alunos e a burocracia inerente às mesmas, também os Assistentes Operacionais do nosso Agrupamento aproveitarão para participarem num Workshop sobre Gestão de Conflitos, promovido pelo GAAF e dinamizado pela Drª Mª João do CLDS 3G de Vila Verde.

A Gestão de Conflitos constitui uma resposta à inevitável divergência de interesses e de objetivos. Lidar adequadamente com estas situações, criando um clima de confiança, e conseguir soluções através da negociação com vantagens para as partes e para a Organização constitui um desafio para qualquer responsável pela Direção ou gestão de uma Instituição e é nesse sentido que iremos dar continuidade ao desenvolvimento desta temática com quem diariamente contribui para um melhor funcionamento das nossas escolas, no sentido de cada vez  procurar fazer mais e melhor...
Este deve ser o objetivo de todos nós...

Analisar a dinâmica relacional em situações de conflitos

  • Os tipos de conflitos nas organizações: conflitos de crenças e conflitos de recursos escassos.
  • As relações de poder e o seu impacto na dinâmica relacional e na eclosão de conflitos.
  • A comunicação ineficaz como fator de conflito.
  • As relações de força: atitudes de ataque e defesa.

Identificar os estilos pessoais nas situações de conflito

  • Como lida com os conflitos? Conhecer-se melhor a si mesmo – autodiagnóstico do estilo individual de gestão dos conflitos.
  • Conhecer melhor o outro e a forma como ele reage.
  • Selecionar os comportamentos chave e os meios práticos para reforçar uma atitude de base positiva.
  • Ultrapassar os bloqueios pessoais que dificultam a procura de critérios comuns para construir soluções conjuntas.

Desenvolver as atitudes e comportamentos que facilitem a resolução dos conflitos

  • Fases do desenvolvimento dos conflitos: da perceção de incompatibilidade à busca das soluções.
  • Construir e manter um clima de confiança: utilizar um processo de comunicação com base nos interesses mútuos.
  • Potenciar a atitude cooperativa nos outros para facilitar a negociação.

Escolher as estratégias negociais a utilizar: a negociação como forma positiva de resolução de conflitos

  • Caracterizar as situações de negociação na resolução de conflitos. Escolher entre negociar ou não negociar.
  • As principais estratégias de negociação.
  • Escolher a sua estratégia em função do objetivo e da situação...
GAAF 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género