segunda-feira, 12 de março de 2018

5 minutos com sumo..Atividade Deco Jovem



Debates 5 Minutos com Sumo
Durante a Semana do Jovem Consumidor, a DECOJovem convida as escolas aderentes a debater temas de educação do consumidor. Esta é uma atividade simples, que consiste na leitura à turma, pelo professor ou por um aluno, de um pequeno texto sobre um tema no âmbito da Educação do Consumidor e que será diferente em cada um dos dias.
Após a leitura, o professor concede “5 minutos” para uma troca livre de opiniões. É o professor que decide o tempo máximo dedicado à atividade.
Temas – mundON: Liga-te ao mundo!
Todos queremos viver num mundo melhor, mais sustentável! Para isso as crianças e jovens necessitam de compreender, que enquanto consumidores, devem adotar comportamentos de consumo mais sustentáveis, efetuar escolhas mais responsáveis, reduzir os consumos e usar os recursos de forma eficiente.
Os jovens consumidores, cada vez mais seduzidos pela pressão do marketing e publicidade, são ávidos de novas experiências, gostam de seguir as últimas tendências de consumo e de adquirir novos produtos (especialmente os tecnológicos), sem ter consciência do impacte coletivo e ambiental dos seus atos individuais de consumo. Mas, também, é verdade que as novas gerações são sensíveis aos desafios ambientais emergentes como as alterações climáticas, manifestando preocupações relativamente à sobre-exploração dos recursos por uma sociedade que continua a privilegiar o conforto e bem-estar em detrimento do ambiente.
A educação ambiental é uma ferramenta imprescindível para capacitar os cidadãos com conhecimentos e competências adequadas ao exercício de uma cidadania mais responsável e ativa na resolução dos problemas ambientais.
A educação do consumidor deve ser uma parte integrante da educação de crianças, jovens e adultos, sendo a mesma essencial para que as pessoas compreendam como os seus comportamentos e opções de consumo podem contribuir para um desenvolvimento mais sustentável.
O Projeto MundOn  incentiva os jovens, enquanto consumidores a adotar comportamentos de consumo mais sustentáveis, a reduzir os consumos, a efetuar escolhas mais responsáveis e a fazer um uso mais eficiente dos recursos naturais.



Nesta edição, os artigos a debater serão sobre os temas:
  • Debate 1 – 12/03 – Compras Sustentáveis
  • Debate 2 – 13/03 – Água, um bem essencial (e limitado)!
  • Debate 3 – 14/03 – A Economia Circular
  • Debate 4 – 15/03 – Modos Suaves (e sustentáveis) de nos movermos
  • Debate 5 – 16/03 – Sem mais desperdício de energia!







Publicação da DIREÇÃO-GERAL DE EDUCAÇÃO que fornece um conjunto de informações que podem conduzir a uma estratégia de consumo mais responsável e sustentável que tenha em conta os impactos exteriores dos nossos comportamentos e as implicações que as nossas escolhas de consumo têm sobre vários aspetos das nossas vidas.
Publicação da DIREÇÃO-GERAL DE EDUCAÇÃO que fornece um conjunto de informações que podem conduzir a uma estratégia de consumo mais responsável e sustentável que tenha em conta os impactos exteriores dos nossos comportamentos e as implicações que as nossas escolhas de consumo têm sobre vários aspetos das nossas vidas.
Fonte: DGE


 GAAF
.

Sem comentários: