segunda-feira, 19 de março de 2018

Segurança na Internet...um tema em destaque na EB de Prado




Nos dias 7 e 14 de Março decorreram na Biblioteca da EB dois workshops destinados a pais e Encarregados de Educação  dos nossos alunos dinamizados pelo Dr. Paulo Guimarães do CLDS 3G de Vila Verde e que,  apesar de não tão participados como gostaríamos, constituíram importantes momentos de reflexão e partilha sobre as nossas práticas e a descoberta de mais algumas atitudes preventivas, na supervisão e acompanhamento dos filhos na utilização das tecnologias.

O nosso Subdiretor Luis Martins fez a abertura das sessões realçando a importância e pertinência do tema, que foi um dos mais solicitados no levantamento de necessidades de formação realizado pelo GAAF junto de todos os EE do Agrupamento.
  



Resultado de imagem para escola segura segurança na internet
A Equipa da  Escola Segura abordou também esta temática nas sessões que realizou nos dias 15 e 16 de Março com todas as turmas do 6ºano, reforçando as questões básicas de segurança quando navegamos na Internet, respondendo às duvidas referenciadas pelos alunos, mostrando-lhes pequenos vídeos sobre a temática e aconselhando-os sobre como agir em caso de algo não estiver a correr bem...

 Resultado de imagem para escola segura segurança na internet




A Internet é um mundo com potencialidades inesgotáveis, onde não há limite para o que podes fazer e aprender. Entre falar com os amigos, encontrar pessoas que não vês há muito tempo, conhecer outras com os mesmos interesses que tu e produzir e partilhar conteúdo, as possibilidades de convívio e partilha no mundo digital são bastante amplas. Mas, como tudo na vida, também a Internet tem um lado mau. E, por isso, não podes deixar de ter cuidado quando exploras a web.
De acordo com um estudo do Instituto DQ, um organismo internacional que visa contribuir para uma melhor e mais consciente educação digital, 56% das crianças e jovens  – de um universo analisado de 34 mil menores de 29 países – estão sujeitos a ameaças quando circulam na net.
Como acontece quando andas na rua, também aqui podes encontrar o perigo em qualquer esquina. Se não o podes evitar, o melhor é protegeres-te dele!
Na era das redes sociais, pode ser tentador publicares fotografias tuas, dos teus amigos e dos lugares que frequentas, mas não te esqueças de salvaguardar a tua identidade e pormenores sobre a tua vida.
Davas uma fotografia tua a um estranho? Provavelmente, não. Por isso, não mudes de posição só porque não consegues ver quem está do outro lado do ecrã.


Também no Polivalente está patente uma exposição cedida pela Santillana,  com informações muito bem organizadas e sistematizadas bem como com uma presentação muito cuidada e atrativa sobre  Bulliyng e ciberbullyng bem como sobre dependências, com especial relevo para o painel que aborda a dependência dos Jogos, Televisão e redes sociais.


GAAF

Sem comentários: