Avançar para o conteúdo principal

Para ler, pensar... e se possível, agir...




Crianças com horários semanais de 55h
"Muitas das nossas crianças e jovens trabalham das 8h às 8h e cumprem horários de 55/60h semanais”, ou seja vivem praticamente desprovidos de tempo para brincar, para descansar, para se distraírem.
Todos sabemos que a esmagadora maioria dos pais dedica mais tempo ao trabalho do que aos próprios filhos. É a vida. Os que têm a sorte de ter trabalho, trabalham em full-time e são pais em part-time. É o sistema.
Para compensar o déficit em que se sentem perante os filhos, muitos pais excedem-se e fazem coisas por eles que talvez não fosse preciso fazer. Os sentimentos de culpa são muito empobrecedores e, devido a estes mesmos sentimentos, acabam por dar em excesso numa tentativa de cobrir o déficit.
E o que é que damos em excesso? Coisas. Gadgets. Bens materiais. Atenções e gentilezas por vezes dispensáveis. Os pais modernos são capazes de carregar a mochila dos filhos até à sala de aula para os aliviar dos pesos, mas nem sempre conseguem desligar o seu próprio telemóvel em casa para lhes aliviar o dia e terem mais tempo de qualidade com eles. Também lhes enfiam bolos, chocolates e doces na lancheira, mas nem sempre esse cúmulo de mimos tem expressão no quotidiano familiar.
Como referiu Eduardo Sá num primeiro grande encontro sobre Educação, promovido pela Direcção de Cultura e Serviço de Públicos e Desenvolvimento Cultural da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, “muitas das nossas crianças e jovens trabalham das 8h às 8h e cumprem horários de 55/60h semanais”, ou seja vivem praticamente desprovidos de tempo para brincar, para descansar, para se distraírem. Os recreios, a partir de certas idades, são escassos e há demasiados jovens com 5’ de pausa entre aulas expositivas de 90’. Uma barbaridade.
Provocador, Eduardo Sá diz que se continuarmos neste ritmo, e neste registo, corremos o risco de estar a contribuir para criar uma linha de montagem de jovens tecnocratas de fraldas e de mochilas, uns desde o berço e outros a partir do primeiro ciclo, mas todos na mesma lógica. É assustador e não está assim tão distante da realidade como gostaríamos. Senão vejamos.
Alguns dos excessos que os pais cometem por amor aos filhos têm a ver com a exigência precoce da aprendizagem. A procura dos melhores colégios e escolas é legítima e boa, note-se, mas muitas vezes revela-se demolidora no sentido em que exigem logo no pré-escolar que os filhos aprendam a ler, para chegarem à escola já na linha da frente e, daí em diante, obterem a pole position das notas de forma a garantirem sempre um lugar no podium e recolherem os respectivos louros académicos. Tudo isto numa ânsia brutal para chegarem ao mercado de trabalho altamente qualificados de modo a ascenderem às primeiras linhas das empresas e organizações.
O excesso de pressão e o amontoado de expectativas que os pais têm sobre os seus filhos dão origem a muita frustração mútua e a grandes desvios de rota. Os filhos querem, gostam e precisam de coisas completamente diferentes daquelas que os pais pensam ser as melhores para eles, e nem tudo corre bem. As expectativas, de parte a parte, nem sempre são realistas. Muito pelo contrário!
Em idades escolares acresce a tudo isto uma outra exigência: os TPC. Enquanto para uns são uma verdadeira abominação, para outros são o que têm que ser. Pais, filhos e professores nunca se entenderam quanto aos TPC e desconfio que nunca se cheguem a entender enquanto não houver bom senso.
António Quaresma, investigador e professor do primeiro ciclo, outro dos oradores deste encontro sobre Educação, deu um enquadramento histórico, por assim dizer, e recordou que os TPC faziam especial sentido nos tempos em que a escola tinha horários duplos. Nos anos 60 e 70 as crianças e jovens iam à escola pública de manhã ou de tarde, mas não passavam lá o dia nem traziam de lá mil e um afazeres que trazem hoje e os massacram, mas também esgotam os pais em casa.
Os TPC serão sempre um eterno dilema e mesmo os que são radicalmente contra ou extraordinariamente a favor convergem na compreensão do seu potencial: reforçar matérias e competências, criar hábitos de estudo e, sempre que possível, envolver os pais ou quem os substitui no acompanhamento escolar das crianças e jovens. Acontece que nos dias que correm facilmente os TPC se revelam excessivos, ou desfasados, na medida em que acabam por ser feitos entre berros e correrias, numa agitação erosiva, numa tensão insuportável e num stress brutal. É a realidade.
Mais ou menos torrenciais, conforme o entendimento dos professores e educadores, os TPC merecem uma boa discussão pública e quase uma regulamentação, pois se há quem exagere na conta, também há quem desperdice talentos na poupança, só pelo facto de evitar os trabalhos de casa.
Sobre tudo isto e muito mais se falou durante uma tarde inteira perante uma plateia de centenas de pessoas onde havia pais, filhos, professores, educadores, psicólogos e investigadores. Maria João Craveiro Lopes, doutorada em Ciências da Educação e muito habituada a remar contra a maré por apostar na educação pelas artes, garantiu o que alguns já sabem: é possível ensinar Matemática, Geografia, Línguas e todas as matérias através da arte.
Susana Gomes da Silva responsável por toda a programação educativa do Museu Gulbenkian, reforçou esta certeza sublinhando que só podemos ensinar depois de perceber o que é que as crianças já sabem. E isso implica ouvi-las, conhecê-las, tê-las em conta e ajudá-las a encontrar sentidos novos na aprendizagem diária. “O que levas para casa hoje?” foi a pergunta que ficou a fazer eco em Susana, desde que o professor que mais a influenciou na juventude lhe ensinou que se aprende melhor aquilo que é significativo na vida de cada um. É uma pergunta que devia ficar a fazer eco em nós, também.
Voltando ao início, à inquietante certeza de que passamos mais tempo no trabalho do que com os nossos filhos, e à angustiante realidade das crianças e jovens que trabalham entre 55 e 60h semanais (contando com actividades dentro e fora da escola, mais os transportes e menos os intervalos ou pausas para brincar) Eduardo Sá deixou vários desafios interpeladores, mas um deles bate mais certo com as reivindicações sindicais dos crescidos, quando lutam por horários laborais de 35h semanais: brincar é património da humanidade, todos têm direito a poder brincar e esquecer a escola durante algumas horas por dia!
Sem moralismos nem artificialismos (e, muito menos, pistas infalíveis) vale a pena ouvir José Pacheco, fundador da Escola da Ponte, citado neste encontro por António Quaresma, quando diz que “temos uma escola do séc. XIX, com professores do séc. XX, para alunos do séc. XXI”. O desfasamento é chocante e fracturante. Devia ser motivo de preocupação de pais, educadores e professores mas, de uma forma especial, dos legisladores a quem cabe promover colaboração e complementaridade entre todos. Só assim se chega ao podium. Só assim se conseguem níveis de excelência e competitividade. Só assim se percebe que só avança quem descansa*.
* (Só avança quem descansa é o título de um livro de Vasco Pinto de Magalhães)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género