sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Educação para a Cidadania em ação...



De acordo com informação proveniente da Direção Geral da Educação no próximo dia 13 de outubro, às 10 horas e 13 minutos foi realizado um exercício público de prevenção de risco sísmico com a duração de 1 minuto, nos diversos estabelecimentos de ensino do Agrupamento e do país.

A terra Treme é um exercício que pretende alertar e sensibilizar a população para agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo: Baixar, Proteger e Aguardar.
Jardim de Infância de Oleiros

Esta atividade integrada na Educação para a Cidadania tem ainda como finalidade desenvolver e reforçar uma cultura de segurança, promovendo uma cidadania ativa e participativa desde cedo nas nossas crianças e jovens, dos vários níveis de educação e ensino.

 Esta iniciativa vai de encontro às propostas enunciadas no Quadro de Ação de Hyogo subscrita por 168 Estados-Membros da Nações Unidas. No quadro da Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes (ISDR) promovem-se vários projetos e ações tendo como preocupação central aumentar a capacidade de resiliência das comunidades, tendo Portugal em 2010 criado formalmente a Plataforma Nacional para a Redução de Catástrofes, seguindo os mesmos princípios e objetivos centrais - “A resiliência de um grupo, comunidade, ou organização, está dependente das capacidades que em conjunto conseguem desenvolver e que lhes permitam adaptar-se e fazer face a situações de mudança e perturbação, sem grandes danos, nem perda de recursos” (UNISDR, 2005).

Incrementar estas capacidades passa por um progressivo esforço colaborativo entre organismos responsáveis e populações, introduzindo metodologias proactivas como a educação, o planeamento e o desenvolvimento da sensibilização local para os riscos.

Uma Comunidade Resiliente é composta por cidadãos mais conscientes, mais defendidos, mais esclarecidos, mais ativos e interventivos na sua própria segurança.

Assim, “A Terra Treme” é um exercício de carácter informativo e mobilizador em torno da temática específica do risco sísmico. O treino de procedimento em caso de sismo, é uma prática corrente e trabalhada em muitos países.

Na EB de Prado foi assim...

  
                                                                                   GAAF / PES

Sem comentários: