Avançar para o conteúdo principal

Dia do Professor ...sempre...



Dia do Professor 2017


Tal como o Natal pode ser “quando um homem quiser” também o Dia do Professor pode ser quando quisermos … um momento que assinala e realça a importância da nossa profissão, revitaliza a nossa motivação e desafia a nossa capacidade de intervenção e de cooperação.

Os alunos através das suas coloridas mãos testemunham-nos o seu carinho e nós aproveitamos esta data para vos presentear um “barco docinho” que nos leve para viagens interiores e introspetivas, abrindo caminhos para aventuras literárias partilhadas, tricotando com amor e com as nossas mãos, novas histórias, relações e memórias.


Iniciativas que pretendem contribuir para o nosso bem-estar


Sessões de Mindfulness

O Mindfulness é um treino mental que ensina as pessoas a lidarem com os seus pensamentos e emoções. Ajuda uma pessoa a distinguir o pensamento útil daquele inútil que, em determinadas circunstâncias, chega a ser prejudicial. Pretendemos proporcionar pequenos momentos de tranquilidade e meditação guiada (4 ou 10 minutos), na sala 17. Apareçam e experimentem…
2ªF
3ªF
4ºF
5ªF
6ªF
12 h
Isabel
13.50h
Carla
9.30h
Isabel
13.30h
Susana
13.50h
Carla

“Apetece-me ler algo…”
O GAAF em colaboração com a Biblioteca Escolar organizou num cesto na sala de professores, um conjunto de livros disponíveis para quem quiser usufruir da sua companhia … só pedimos que depois o devolvam para dar oportunidade a que mais alguém o possa levar… Pedimos também os vossos contributos pessoais para “enriquecer” o cesto…

Tricotar com Amor

3ªfeiras
17.30 h às 19h

Centro Escolar de Prado
Tricotar traz consideráveis benefícios sociais e físicos, que podem contribuir para o bem-estar e qualidade de vida. Tricotar acalma, reduz os níveis de stresse, desenvolve a criatividade e estimula o cérebro, aumentando os níveis de bem-estar.
Com mais ou menos experiencia, habilidade e/ou técnica, apareçam e participem, pois embora tricotar seja um ato individual, a criação de grupos de tricot aumenta a interação entre as pessoas, contribuindo para o bem-estar físico e social.
 A colega Céu Teixeira é a mentora deste projeto e convida todos o(a)s interessado(a)s a participar.


Foi um dia dedicado a nós, docentes de coração...de coração em coração partilhamos com todos os docentes deste Agrupamento um momento de carinho, de atenção e de reconhecimento pelo fundamental trabalho que desenvolvem junto das nossa crianças e jovens.


https://drive.google.com/a/aeprado.pt/file/d/0B1gm-2dyBaCdUWlQWWxXYUlRRjg/view?usp=drive_web


 


Internacionalizando a iniciativa, tivemos também oportunidade de presentear os nossos colegas franceses que cá estiveram esta semana ao abrigo do Programa Erasmus+ ,  com um docinho portugûuês para adoçar a viagem de regresso.


 Direção e GAAF

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género