Avançar para o conteúdo principal

As Competências não têm sexo…




Apesar dos muitos e variados esforços para a eliminação das desigualdades de oportunidades entre homens e mulheres, continuam a persistir estereótipos de que existem profissões mais talhadas para homens e para mulheres. As estatísticas disponíveis são claras e demonstram que existe uma clara sub-representação das mulheres em profissões técnicas (engenharias, tecnologias, forças militarizadas, segurança, etc), bem como algo semelhante da parte dos homens nas profissões dos cuidados e na área social (assistentes sociais, educadores infantis, etc.).



Tendo em conta este cenário e sabendo que estas escolhas começam a ser feitas bem cedo em contexto escolar, o Município de Vila Verde apresentou ao Agrupamento de Escolas de Prado o desafio de assinalar o Dia Municipal para a Igualdade, 24 de outubro.

 

Promovida pelo GAAG (Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família) realizou-se uma sessão que contou com dois ilustres convidados que, numa conversa franca e informal e com a moderação da Tatiana Mendes (UMAR) e da Alexandrina Cerqueira (CMVV) abordaram a temática do dia, responderam às questões pertinentes dos alunos, prestaram o seu testemunho de vida e de como lutaram pela sua realização pessoal e profissional.

Os convidados foram Joana Barbosa, que é piloto de ralis, que compete no Campeonato Nacional de Ralis, tendo participado neste ano no Rally de Portugal e Mário Ferreira, que presta apoio aos utentes do Centro Social Vale do Homem/Lar das Termas e que nos fez um detalhado retrato do seu quotidiano de cuidador sensibilizando também os mais novos para a necessidade de atender aos mais frágeis e idosos.




 

Nesta sessão esteve presente o Diretor do Agrupamento, professor José António Peixoto e participaram cerca de 85 alunos (do 4ºano do CE de Prado e de uma turma do 6ºano) e 12 adultos entre professores e técnicos especializados, da Escola e do CLDS 3G de Vila Verde.


A mensagem a reter é que a igualdade é possível, que é um desafio de todos e cabe--nos a nós, todos, olhar para o Mundo, demonstrando a estas crianças e jovens que são capazes de concretizar as suas aspirações e que, quem os rodeia, deve permitir que exerçam esse direito de escolha.


Esta sessão foi um contributo para o desenvolvimento do espírito crítico e interventivo dos nossos alunos, demonstrando que o determinismo social não é uma inevitabilidade, temos o livre arbítrio de fazer as nossas escolhas, de acordo com as nossas apetências, sem estarmos condicionados pelo facto de sermos meninos ou meninas.


O nosso imenso agradecimento a todos os convidados e participantes,  pelo entusiasmo e pertinência dos vossos contributos e prometemos continuar a investir neste tema até a igualdade deixar de ser só uma utopia e passar a ser uma realidade.





 GAAF


Comentários

Mensagens populares deste blogue

JI de Cabanelas - Sala 1

Algumas atividades feitas pelas crianças da sala do jardim de infância de Cabanelas da sala 1.                           A educadora                          Liliana Mota  Parabéns aos jovens artistas ...

SEMANA DA SAÚDE / 2024

  O AE de Prado realizou a SEMANA DA SAÚDE /2024 , que teve como  objetivo a realização de variadas atividades com algumas entidades parceiras e a apresentação dos trabalhos efetuados pelos alunos com a temática da Saúde. Relembramos que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o conceito de "saúde", é mais do que ausência de doença, representa uma situação de completo bem-estar físico, psíquico e social. Inclui também a adequação do sujeito individual ao meio em que está inserido. Durante a Semana da Saúde, promovida pela equipa PES/GAAF,  foram realizadas as seguintes atividades: Teatro “ Já sei ligar ao 112” - pela   Equipa da Saúde Escolar para o pré-escolar (Cabanelas). A saltar e a brincar da saúde estamos a cuidar - aula de motricidade no JI de Prado com a profª Mª João Costa  Unidade de Saúde dos Bonecos com equipa da   Saúde Escolar   ( JI de Cervães e JI de Oleiros) Aula de yoga com docente Maribel Loureiro ...

No poupar está o ganho - Programa de literacia financeira

A Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES)  "No Poupar Está o Ganho"  visa combater o défice de literacia financeira e transmitir às crianças e jovens conhecimentos para o desenvolvimento de competências que lhes permitam, hoje e no futuro, a tomada de decisões financeiras informadas e responsáveis, contribuindo também para a melhoria do seu desempenho a nível escolar. A IIES “No Poupar Está o Ganho” consubstancia-se num programa integrado, implementado em regime de continuidade, ao longo do ano letivo. Este programa disponibiliza a professoras/es e alunas/os todos os recursos educativos necessários à aprendizagem de conceitos, concretização de objetivos e definição de prioridades, capacitando-os e dando o apoio necessário à implementação desta temática em contexto escolar. O programa está adaptado aos vários ciclos de ensino e todos os conteúdos vão de encontro aos temas constantes do Referencial de Educação Financeira. O projeto “No Poupar Está o Ganho”, inic...