terça-feira, 16 de maio de 2017

Memo e Kelembra no AE de Prado

Logo Alzheimer Baixo.jpg
A Alzheimer Portugal, encontra-se a desenvolver um projeto a nível nacional denominado “Memo e Kelembra nas Escolas”, destinado a crianças e jovens do 1º  ciclo ao ensino secundário, que tem como principal objetivo aumentar o nível de literacia na área das demências.

O projeto “Memo e Kelembra nas Escolas” é cofinanciado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, para o ano de 2017, pelo que a sua realização não acarreta nenhum custo para as escolas, devendo as sessões ser realizadas durante o corrente ano civil.

O projeto é baseado no livro bilingue “O Pequeno Elefante Memo”, que conta a história do pequeno Elefante Memo e da sua avó Kelembra que aos poucos começa a perder a memória, contando com o apoio do Memo ao longo deste processo.

Sabendo que muitas das crianças e adolescentes de hoje são netos de pessoas com demência, parece-nos ser crucial alertá-los para esta temática.

Assim, pretende-se, apelando à ternura e ao amor, que:
·        Se obtenha um forte impacto no combate ao estigma/isolamento a que as pessoas com demência são muitas vezes voadas;
·        As crianças e adolescentes compreendam a importância do auxílio da família durante o decorrer da doença;
·        Compreendam de que formas podem ajudar a cuidar da pessoa com demência;
·        Sejam promovidas as relações intergeracionais, afirmando-se a importância do papel da pessoa idosa na sociedade e na família.

Este projeto foi, em 2015, vencedor do Prémio Maria José Nogueira Pinto “como o projeto que melhor corresponde ao conceito “socialmente responsável na comunidade em que nos inserimos”, máxima defendida por Maria José Nogueira Pinto na sua prática diária, tendo-lhe sido atribuído o Primeiro Prémio. Recebeu ainda um prémio Henkel 2015.

No passado ano de 2016 o projeto abrangeu cerca de 8282 participantes (alunos com e sem deficiência, professores e pessoal auxiliar).


Neste ano, o nosso Agrupamento candidatou-se a realizar cá no AE de Prado esta atividade e tendo contado com a disponibilidade da Alzheimer Portugal, realizaram-se, ontem dia 15 de Maio, da parte da tarde, duas sessões promovidas, em parceria,  pelo GAAF e pela Biblioteca Escolar, na Biblioteca do  Centro Escolar de Prado tendo como público-alvo os alunos dos 3º e 4ºanos e as respetivas docentes.

Como dinamizadora da ação contamos com a dedicada, empenhada e  especializada colaboração da Drª Vânia Oliveira, psicóloga da  Delegação Norte da Alzheimer Portugal que, conjuntamente com alunas e professoras,  efetuou uma sessão com o intuito de nos sensibilizar a todos para a área das demências, porque as crianças, futuros adultos, e os seus professores são importantes veículos de mudança da sociedade.

Em nome da Alzheimer Portugal, a Drª Vânia ofereceu ao Agrupamento cinco exemplares do livro, que a Profª Helena Rodrigues da BE distribuirá pelas várias EB1, de forma a que a história e o tema possam ser trabalhados pelo maior número possível de alunos e turmas. 


O nosso agradecimento à Alzheimer Portugal pela disponibilidade manifestada e à Drª Vânia Oliveira pelo muito que nos ensinou...



 BE e GAAF

Sem comentários: