Avançar para o conteúdo principal

Formação para técnicos "Dá o Salto com o DROPI"




Decorreu no passado dia 23 de Maio na EB de Prado, uma sessão de trabalho/formação dinamizada pela Associação UNIFICAR ,  com o objetivo de apresentar este projeto e  capacitar os professores e técnicos presentes como agentes de prevenção e multiplicadores do mesmo.
 
 

A formadora foi a Sofia Mexia Alves,  que colaborou connosco anteriormente connosco enquanto elemento da PAR (Plataforma de Apoio aos Refugiados),  e que agora participou enquanto Presidente da  Associação UNIFICAR,
instituição que está incubada na SocialSpin – UCP.Porto e que criou e divulga o
Programa Dropi que é um programa de desenvolvimento socio-emocional e promoção de valores!









Participaram nesta formação duas docentes (Paula Martins e Isabel Macedo), a Susana Fernandes (Técnica de serviço social do Agrupamento) e dois técnicos do projeto CigaGiro, Mónica e Raúl.  

É intenção do GAAF promover posteriormente um momento de formação para um grupo mais alargado de professores interessados .

É mais uma ferramenta, uma estratégia  para ajudar os nossos alunos a terem vidas mais saudáveis e equilibradas com os reflexos positivos que podem daí trazer para  o seu bem estar e para a melhoria do ambiente escolar...                                                     

 GAAF



E quem é o DROPI ?

O Dropi é uma personagem que através do seu corpo, da sua linguagem, da sua história e da sua maneira de viver pretende influenciar outras pessoas no sentido de terem vidas mais saudáveis, positivas e equilibradas.



O Dropi tem um corpo de canguru e tem umas antenas compridas, que lhe permitem ouvir os sons mais longínquos. O canguru é um mamífero marsupial, que se caracteriza por ter as patas traseiras muito desenvolvidas e a presença de uma bolsa (nas fêmeas) na qual os filhotes completam o seu desenvolvimento. O Dropi vive em comunidade, sabe que depende dos outros para sobreviver e é um “expeditor”, ou seja, é “os olhos e os ouvidos de uma comunidade”. Ele representa a responsabilidade, amor, cuidado, liberdade, união e partilha.

Resultado de imagem para dá o salto com o dropi

Esta personagem, através de diversos instrumentos e ferramentas, tem como objectivo concreto prevenir comportamentos de risco, nomeadamente na infância e adolescência.













O jogo, as histórias infantis, os objectos simbólicos são ferramentas cativantes e eficazes na prevenção de comportamentos de risco – através de actividades lúdicas, as crianças aderem mais facilmente aos conteúdos e às estratégias que se pretendem promover, conseguindo pô-las em prática de forma mais simples e concreta.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dádiva de Sangue 2 de Dezembro de 2008

Com os objectivos de sensibilizar para a importância de dar sangue e angariar novos dadores decorreu na EB 2/3 de Prado a 1ª Dádiva de Sangue deste ano lectivo (a 2º será durante a Semana da Saúde, em Maio), no dia 2 de Dezembro. A dinamização esteve a cargo dos Professores dos sub -departamentos de Físico Química e Ciências com a imprescindível colaboração do Instituto Português do Sangue. Pela sala de recolha desfilaram ao longo da manhã professores, auxiliares de acção educativa, funcionários administrativos e pais que, com o seu gesto solidário quiseram ajudar quem precisa, sabendo que o sangue é um bem precioso que poderemos compartilhar, enriquecendo quem dá e que recebe… Todos os dadores receberam como lembrança um pequeno coração com uma mensagem alusiva e puderam registar uma mensagem pessoal num placard elaborado com muitos corações, que pretende representar todo o acto de amor que a dádiva de sangue implica.

Cultivar Mindfulness em contexto educacional...terninou a formação mas não a ação...

Terminou no passado sábado a ação de formação  "Cultivar Mindfulness em contexto educacional" um projeto na área da Educação que propõe transformar a vida dos professores, das crianças e dos jovens, através do desenvolvimento de programas de aprendizagem sócio-emocional baseados nas práticas de  mindfulness . Tem-se verificado um interesse crescente pela utilização das abordagens baseadas no  mindfulness  em contexto educacional, especialmente nas que são dirigidas aos alunos. Estas intervenções configuram-se como um caminho essencial para a promoção da saúde e bem-estar dos mais jovens, estando associadas ao aumento de comportamento pró-sociais, à redução de problemas de comportamento e à melhoria dos resultados académicos.    Segundo Joana Carvalho , a nossa excelente e experiente   formadora, "ao professor pede-se que disponibilize a todos os alunos suporte emocional, promova um ambiente de sala de aula acolhedor e estimulante, seja u

A importância de "pensar fora da caixa"...

Concluíram-se hoje as sessões promovidas pelo CLDS 3G de Vila Verde em colaboração com o GAAF que, com os alunos do 6ºano, procuraram ajudá-los no desenvolvimento de  competências básicas associadas a atitudes empreendedoras: iniciativa, trabalho em equipa, persistência, motivação e  organização . As sessões de hoje foram dedicadas às turmas do 6ºA e do 6ºB. Através do visionamento de pequenos vídeos que despoletaram o diálogo sobre a temática e a concretização de algumas ideias-chave, foi proposta a realização de uma atividade prática, na qual os alunos colocaram à prova alguns dos conceitos abordados, e que neste caso, seria a organização de  uma visita de estudo (escolha do local, objetivos a atingir, como angariar a verba necessária, como minorar os gastos, etc...). Seguiu-se uma chuva de ideias, nem sempre tão assertiva quanto seria de esperar de  jovens desta idade e referidas algumas das questões menos agradáveis que podem advir de uma iniciativa deste género