quinta-feira, 25 de maio de 2017

Formação para técnicos "Dá o Salto com o DROPI"




Decorreu no passado dia 23 de Maio na EB de Prado, uma sessão de trabalho/formação dinamizada pela Associação UNIFICAR ,  com o objetivo de apresentar este projeto e  capacitar os professores e técnicos presentes como agentes de prevenção e multiplicadores do mesmo.
 
 

A formadora foi a Sofia Mexia Alves,  que colaborou connosco anteriormente connosco enquanto elemento da PAR (Plataforma de Apoio aos Refugiados),  e que agora participou enquanto Presidente da  Associação UNIFICAR,
instituição que está incubada na SocialSpin – UCP.Porto e que criou e divulga o
Programa Dropi que é um programa de desenvolvimento socio-emocional e promoção de valores!









Participaram nesta formação duas docentes (Paula Martins e Isabel Macedo), a Susana Fernandes (Técnica de serviço social do Agrupamento) e dois técnicos do projeto CigaGiro, Mónica e Raúl.  

É intenção do GAAF promover posteriormente um momento de formação para um grupo mais alargado de professores interessados .

É mais uma ferramenta, uma estratégia  para ajudar os nossos alunos a terem vidas mais saudáveis e equilibradas com os reflexos positivos que podem daí trazer para  o seu bem estar e para a melhoria do ambiente escolar...                                                     

 GAAF



E quem é o DROPI ?

O Dropi é uma personagem que através do seu corpo, da sua linguagem, da sua história e da sua maneira de viver pretende influenciar outras pessoas no sentido de terem vidas mais saudáveis, positivas e equilibradas.



O Dropi tem um corpo de canguru e tem umas antenas compridas, que lhe permitem ouvir os sons mais longínquos. O canguru é um mamífero marsupial, que se caracteriza por ter as patas traseiras muito desenvolvidas e a presença de uma bolsa (nas fêmeas) na qual os filhotes completam o seu desenvolvimento. O Dropi vive em comunidade, sabe que depende dos outros para sobreviver e é um “expeditor”, ou seja, é “os olhos e os ouvidos de uma comunidade”. Ele representa a responsabilidade, amor, cuidado, liberdade, união e partilha.

Resultado de imagem para dá o salto com o dropi

Esta personagem, através de diversos instrumentos e ferramentas, tem como objectivo concreto prevenir comportamentos de risco, nomeadamente na infância e adolescência.













O jogo, as histórias infantis, os objectos simbólicos são ferramentas cativantes e eficazes na prevenção de comportamentos de risco – através de actividades lúdicas, as crianças aderem mais facilmente aos conteúdos e às estratégias que se pretendem promover, conseguindo pô-las em prática de forma mais simples e concreta.




Sem comentários: